• v. 2 n. 4 (2009)

    REVISTA ARETÉ

    Vol.2 – №4 – (2009)

    Apresentação

    É com imensa satisfação que a Universidade do Estado do Amazonas - UEA disponibiliza o quarto número da revista eletrônica ARETÉ, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia, pertencente à Escola Normal Superior – ENS.

    Renomados autores locais, nacionais e internacionais nos deram o prazer e o privilégio de colaborarem com seus textos, demonstrando o quanto o trabalho de todos aqueles que se empenharam para que o referido programa se concretizasse está sendo valorizado.
    ARETÉ, que significa virtude em grego, nasceu com uma proposta editorial independente, aberta as todas as tendências investigativas contemporâneas atreladas ao Ensino de Ciências. Como Ciência e Tecnologia caminham juntas, este é mais um espaço para divulgar os resultados de pesquisas científicas e, consequentemente, seus frutos tecnológicos.
    A diversidade e o caráter vivo que marcam os textos aqui apresentados são os traços marcantes de ARETÉ e da política de pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, um dos pilares fundamentais do desenvolvimento científico-tecnológico.
    Os textos publicados nesta edição evidenciam a construção de vários pesquisadores, na qual o eixo do progresso científico cruza com os das necessidades sociais, evidenciando que o Ensino de Ciências é também uma ação interpessoal, intencional e flexível, conectada ao seu contexto social mais amplo.
    Esperamos estar contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem em Ciências não só em nossa região amazônica, mas como em todo nosso imenso Brasil.
    Bem vindo ao futuro, com ARETÉ, e boa leitura!

    Atenciosamente,
    Josefina Barrera Kalhil
    Editora da Revista Areté

  • v. 2 n. 3 (2009)

     REVISTA ARETÉ

    Vol.2 – №3 – (2009)

    Apresentação

    É com imenso prazer que apresentamos esta edição da Revista Areté, pois ela nos presenteia com alguns estudos em Ensino de Ciências na Amazônia e que foram apresentados em forma de Painéis no III SECAM – III Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia. O objetivo do III SECAM foi promover a reflexão e o debate sobre os avanços do Ensino e da Pesquisa como Fundamentos para o desenvolvimento da Educação em Ciências na Amazônia. O público-alvo foram os professores das redes públicas e privadas das escolas de Educação Básica do estado do Amazonas, estudantes de graduação e pós-graduação em Ensino de Ciências (Física, Química, Biologia) e Matemática. A apresentação de trabalhos se deu de duas formas: Apresentação em Salas Temáticas e Apresentação de Painéis. O III SECAM teve carga horária de 24 h e foi de âmbito internacional.
    Esperamos estar contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem em Ciências não só em nossa região amazônica, mas como em todo nosso imenso Brasil.
    Bem vindo ao futuro, com ARETÉ, e boa leitura!

    Atenciosamente,
    Josefina Barrera Kalhil
    Editora da Revista Areté

  • v. 2 n. 2 (2008)

    REVISTA ARETÉ

    Vol.2 – №2 – (2008)

    Apresentação

    É com imensa satisfação que a Universidade do Estado do Amazonas - UEA disponibiliza o segundo número da revista eletrônica ARETÉ, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia,  pertencente à Escola Normal Superior – ENS.

    Renomados autores locais, nacionais e internacionais nos deram o prazer e o privilégio de colaborarem com seus textos, demonstrando o quanto o trabalho de todos aqueles que se empenharam para que o referido programa se concretizasse está sendo valorizado. ARETÉ, que significa  virtude em grego, nasceu com uma proposta editorial independente, aberta as todas as tendências investigativas contemporâneas atreladas ao Ensino de Ciências. Como Ciência e Tecnologia caminham juntas, este é mais um espaço para divulgar os resultados de pesquisas científicas e, consequentemente, seus frutos tecnológicos.

    A diversidade e o caráter vivo que marcam os textos aqui apresentados são os traços marcantes de ARETÉ e da política de pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, um dos pilares fundamentais do desenvolvimento científico-tecnológico.

    Os textos publicados nesta edição evidenciam a construção de vários pesquisadores, na qual o eixo do progresso científico cruza com os das necessidades sociais, evidenciando que o Ensino de Ciências é também uma ação interpessoal, intencional e flexível, conectada ao seu contexto social mais amplo.

    Esperamos estar contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem em Ciências não só em
    nossa região amazônica, mas como em todo nosso imenso Brasil.
    Bem vindo ao futuro, com ARETÉ, e boa leitura!

    Atenciosamente,
    Josefina Barrera Kalhil
    Editora da Revista Areté

     

  • v. 1 n. 1 (2008)

    REVISTA ARETÉ

    Vol.1 – №1 – (2008)

    Apresentação

    É com imensa satisfação que a Universidade do Estado do Amazonas - UEA disponibiliza o primeiro número da revista eletrônica ARETÉ, editada pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências na Amazônia, pertencente à Escola Normal Superior – ENS.
    Renomados autores locais, nacionais e internacionais nos deram o prazer e o privilégio de colaborarem com seus textos, demonstrando o quanto o trabalho de todos aqueles que se empenharam para que o referido programa se concretizasse está sendo valorizado.
    ARETÉ, que significa virtude em grego, nasceu com uma proposta editorial independente, aberta as todas as tendências investigativas contemporâneas atreladas ao Ensino de Ciências. Como Ciência e Tecnologia caminham juntas, este é mais um espaço para divulgar os resultados de pesquisas científicas e, consequentemente, seus frutos tecnológicos.
    A diversidade e o caráter vivo que marcam os textos aqui apresentados são os traços marcantes de ARETÉ e da política de pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, um dos pilares fundamentais do desenvolvimento científico-tecnológico.
    Os textos publicados nesta edição evidenciam a construção de vários pesquisadores, na qual o eixo do progresso científico cruza com os das necessidades sociais, evidenciando que o Ensino de Ciências é também uma ação interpessoal, intencional e flexível, conectada ao seu contexto social mais amplo.
    Esperamos que essa publicação, que inicia seus primeiros passos auxilie os leitores na formação do pensar reflexivo e fomente a sustentação do discurso científico no âmbito acadêmico e fora dele, no momento em que a Ciência ilumina alguns esconderijos do tempo.

    Esperamos estar contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem em Ciências não só em nossa região amazônica, mas como em todo nosso imenso Brasil.
    Bem vindo ao futuro, com ARETÉ, e boa leitura!

    Atenciosamente,
    Josefina Barrera Kalhil
    Editora da Revista Areté

26 a 29 de 29 itens << < 1 2