O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O Comitê Editorial da Revista Amazônica de Ensino de Ciências- Areté (Manaus)| ISSN: 1984-7505, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, torna pública a chamada contínua de colaborações. A revista tem periodicidade semestral e recebe Artigos Científicos inéditos sobre pesquisas de caráter acadêmico-científicos, Nota Científica, Ensaios e Resenhas Críticas, escritos em português, inglês e espanhol, relacionadas às diversas temáticas inerentes à área de Ensino de Ciências e Matemática (Área 46) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É considerada pela CAPES como Revista QUALIS A1 (Ensino) no quadriênio 2017-2020.

Artigos - Relacionados à temática da revista e apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa.

Nota Científica – Descrição detalhada de experiência ou descoberta significativa em Educação em Ciência, ainda não mencionada na literatura especializada, ou que difere da já publicada pela característica inovadora. Sua publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo.

Resenha - Análises críticas de livros e filmes relacionados à Educação em Ciências e Ensino de Ciências. As resenhas devem apresentar Título, Referência da obra e dados dos autores da obra resenhada, Resumo e Posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para área de Ensino de Ciências.

Só serão aceitos para avaliação os trabalhos enviados já prontos para publicação direta, e seguindo nossas regras e orientações. 

Os trabalhos poderão ser enviados na seguinte forma: A submissão de artigos para publicação deve ser feita na Plataforma da Revista http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/index

Assunto: Submissão de Trabalho ARETÉ. O artigo deve estar no formato “.doc” ou “.docx” (compatível com Winword 97/2000/XP/2003/Vista). 

Na folha de rosto deverão constar o título, nome completo do(s) autores(es), afiliação institucional, resumo no idioma original, Inglês e Espanhol; a partir da segunda folha, não deverão aparecer dados que permitam identificar (o)s autor(es). Manuscritos que não seguirem estas orientações serão devolvidos. 

O trabalho deverá conter:

 Título, resumo e palavras-chave nos três idiomas: Português, Inglês, Espanhol)

Máximo de 3 autores. Pelo menos um dos autores deve possuir o título de Doutor

 1 INTRODUÇÃO (Deve iniciar na segunda página) 

 O texto de Introdução tem a função de apresentar o tema da pesquisa, o problema que será discutido, a justificativa e o(s) objetivo(s) do estudo.

É condição necessária que os autores leiam e estejam cientes das políticas editoriais que a Revista Areté implementou a partir de 2024.

Orientações para formatação:

  1. Todos os autores devem possuir o Registro ORCID iD, pois este é exigência dos indexadores desta Revista (Link para registro: https://orcid.org/register); O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a criar e manter um sistema onde todos que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única. Este sistema fornece um número de identificação para cada pesquisador, evitando ambiguidades ou similaridades, e ainda, está integrado com outras bases de dados e indexadores. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: revistaareteuea@gmail.com
  2. É obrigatório que pelo menos o autor ou um dos coautores tenha o título de Doutor.
  3. É obrigatório inserir as seguintes informações sobre cada autor (em nota de rodapé na primeira página), pois é exigência dos indexadores da Revista: Titulação e nome da instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação. Função que desempenha e Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado, país. E-mail: autor@xxx.com. Cada artigo deve incluir o nome completo da instituição de trabalho do autor ou autores, ou, quando apropriado, uma declaração de trabalhador independente. Obs.: Na menção à afiliação dos autores, o uso do nome completo da instituição é obrigatório. Cada afiliação deve incluir a cidade e o país da instituição. Se você não tem afiliação, deve indicar "trabalhador independente", "pesquisador independente" ou equivalente. Cada autor deve ter sua afiliação institucional e deve ser fácil de reconhecer em todos os casos. 
  4. É obrigatório inserir todas as informações sobre os autores nos METADADOS DA REVISTA (página que o artigo foi submetido), disponibilizando os links do ORCID, do Lattes e demais informações.
  5. O número de páginas deve oscilar entre 15 (mínimo) e 25 (máximo) para os trabalhos – Artigo de Pesquisa, Ensaio, Resenha Crítica.
  6. A configuração da página deve ter margens superior e esquerda com 3 cm, inferior e direita com 2 cm; 
  7. A fonte do corpo do artigo deve ser Aptos Narrow, tamanho 12;
  8. Espaçamento entre linhas 1,5 cm, com recuo de 1,25 cm na 1ª linha dos parágrafos, sem espaçamento antes e depois dos parágrafos; 
  9. Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar, apenas, o recurso itálico, ou seja, não utilizar negrito e/ou sublinhado ou outro destaque; 
  10. As notas de rodapé devem ter a seguinte formatação: fonte Aptos Narrow, tamanho 10, espaçamento entre lihas simples e justificado. Sugerimos que as notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser enumeradas por algarismos arábicos, com exceção das notas dos autores na primeira página que devem seguir de *, **, ***, ****, para não confundir com as notas de rodapé relativas ao conteúdo do manuscrito;
  11. Siglas e abreviações devem ser utilizadas logo após suas significações e entre parênteses. Exemplo: A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é referência na formação de doutores pesquisadores na área, oferecido por uma Associação em Rede (AR) de Instituições de Ensino Superior (IES) da Amazônia e outros estados;
  12. Um espaço antes e um espaço depois de cada tópico ou subtópico;
  13. Os tópicos devem ser escritos em letras maiúsculas, alinhados à esquerda e em negrito; 
  14. A numeração dos tópicos do artigo é sequencial e segue as determinações da norma NB-69 da ABNT (NBR 6024);
  15. Os subtópicos devem ser escritos apenas com inicial maiúscula, alinhados à esquerda e em negrito;
  16. Resumo, Abstract/Resumen e Referências não recebem numeração. Resumo e Abstract/Resumen devem ser centralizados e as Referências alinhadas à esquerda, também escritas em negrito e caixa alta;
  17. As citações devem ser indicadas no texto, informando o sobrenome do autor citado, em caixa baixa (minúscula) dentro dos parênteses ou quando fizerem parte do texto, o ano e a página onde se encontra a informação na obra consultada, conforme ABNT NBR 10520-2023;
  18. Nas citações indiretas, no corpo do texto, os nomes dos autores devem ser referendados usando sempre inicial maiúscula e demais caracteres minúsculos. Por exemplo: Silva (2017) ou (Silva, 2017).
  19. Citações diretas com mais de três linhas devem ser feitas com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, fonte Aptos Narrow, tamanho 10.  

As citações diretas com, no máximo, três linhas: devem ser inseridas no corpo do texto, contidas entre aspas duplas (“  ”). Exemplo: “Na primeira dessas facetas, levamos em conta as crenças, e, na segunda, os processos metacognitivos do professor de matemáticas” (Godino et al., 2017, p.133). Ou ainda, de acordo com Godino et al. (2007, p. 133) “Na primeira dessas facetas, levamos em conta as crenças, e, na segunda, os processos metacognitivos do professor de matemáticas”.

  1. Sugerimos evitar a citação de citação (apud) e utilizar, sempre que possível, a citação da obra original (ou tradução);
  2. Todas as citações diretas ou indiretas devem ser incorporadas ao texto e constar nas referências;

 2 REFERÊNCIAL TEÓRICO (Quantos tópicos e subtópicos forem necessários)

 Os referencias teóricos servem de fundamentação para o estudo e são usados na análise dos resultados apresentados posteriormente. Deve ser dada preferência para publicações recentes, de periódicos especializados/conceituados, de livros, dissertações, teses ou ainda de trabalhos apresentados em eventos da área.

As citações serão dispostas de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 10520-2023.

 3 METODOLOGIA (Percursos/caminhos da pesquisa realizada)

 É interessante apresentar, sempre que possível (de acordo com as bases teóricas-metodológicas-epistemológicas) uma fundamentação teórica sobre os pressupostos metodológicas da pesquisa realizada: abordagem, tipo, sujeito, lócus, instrumentos, procediemntos e técnicas utilizados, contexto, ambiente, entre outros elementos necessários.

Diálogos, entrevistas, conversas, exemplos de exercícios e outros instrumentos provenientes dos dados coletados devem seguir a formatação: fonte Aptos Narrow, tamanho 10, itálico, espaçamento entre linhas simples e com recuo de 1,25. Entre parênteses colocar a fonte, em letra 10. Ou, caso queiram, podem ser oganizados dentro de quadros. 

As figuras e quadros devem ficar o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto. O título das figuras deve ser suficientemente claro em relação à imagem, de modo que não seja necessário consultar o corpo do texto. Apenas o número do objeto e a palavra designativa deverão utilizar negrito. Todo o conteúdo das figuras deve seguir a instrução: letra Aptos Narrow tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado. Sempre mencionar a fonte.

 Utilize uma boa resolução de imagem, de modo que seja legível para os leitores em 100% de zoom, sempre respeitando as margens do documento. 

Os quadros apresentam informações descritivas, redigidas na forma de texto. Todo o conteúdo do quadro deve seguir a instrução: letra Aptos Narrow, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado. Sempre mencionar a fonte.

As tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central. A identificação das tabelas deverá vir na parte superior, precedida da palavra Tabela (em negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (em negrito); em seguida, inserir o respectivo título (sem negrito). O título da tabela deve ser escrito em fonte Aptos Narrow, tamanho 12, e deve ser separado da respectiva numeração por um “–” (hífen). Sempre mencionar a fonte. Inserir a Tabela o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto.

O conteúdo da tabela, bem como as fontes e notas, deve ser grafado em fonte Aptos Narrow, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, alinhamento centralizado.  Quadros, tabelas e equações devem estar em um formato possível de ser editados. Não serão aceitas imagens. A utilização de expressões como “a Tabela acima” ou a “Figura abaixo” não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização delas pode ser alterada.

As tabelas devem ser apresentadas segundo a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Normas de Apresentação Tabular, 1993. Toda a tabela deve conter um título indicando a natureza e abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos, sem abreviações, por extenso, de forma clara e concisa. Deve ter um número (algarismo arábico, crescente) sempre que o documento apresentar duas ou mais tabelas. A moldura não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita. Deve conter dados numéricos inscritos nas suas células, para informar a quantificação de um fato específico observado. Recomenda-se que seja elaborada de forma a ser apresentada em uma única página e que apresente uniformidade gráfica (fonte, corpo, uso de maiúsculas e minúsculas).

 4 ANÁLISE E RESULTADOS

 Desenvolver a partir do referencial teórico-metodológico, considerando as exigências científicas para garantir a originalidade, cientificidade, rigor, precisão.

 5 CONSIDERAÇÕES

 Salientar as conclusões e/ou posições do autor frente aos frutos do estudo, geralmente confeccionada por meio da exploração dos objetivos alcançados e da discussão do problema discutido.

 REFERÊNCIAS 

 As referências completas devem ser apresentadas de acordo com as normas técnicas NB-66 (NBR 6023) da ABNT e somente das citações feitas no corpo do texto, não de outras obras consultadas; devem aparecer em ordem alfabética e não numeradas ou com marcadores de texto. Utilizar fonte 12, sem parágrafo, alinhado a esquerda, espaçamento simples e espaço entre cada referência. Sempre que possível é obrigatório inserir os links para acessar as referências disponibilizadas na internet para que os avaliadores e leitores possam consultar imediatamente após (ou durante) a leitura do artigo, principalmente quando se refere à artigo online (em periódicos ou anais de eventos), livro e/ou capítulo de livro em ebook, teses e dissertações. Inserir link do DOI.

 ATENÇÃO: Visando divulgar e utilizar as pesquisas publicadas na Revista Areté e, consequentemente, ampliar a quantidade de citações deste periódico no Google Acadêmico, o que contribuirá para melhorar o seu reconhecimento nos estratos do Qualis da CAPES, SUGERIMOS UTILIZAR E CITAR PELO MENOS DOIS OU TRÊS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA ARETÉ NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. As citações podem ser de forma direta ou indireta e constar nas referências do artigo. 

Para a melhor compreensão e visualização, a seguir são transcritos exemplos de referências de diversos tipos de materiais.

Exemplos: 

Livros com 1 autor:

WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 1988.

Livros com 2 autores:

FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

Livros com 3 autores:

CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.

Livros com mais de 3 autores:

FRANÇA, Júnia Lessa; [Informar todos os autores]. Manual para normalização de publicações técnico- científicas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1990.

Livros com organizadores, coordenadores:

OLIVEIRA, A. M. P. de.; ORTIGÃO, M. I. R. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

CYRINO, M. C. de C. T. (Org.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam Matemática: perspectivas e desafios. Brasília, DF: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/tematicas_emergentes.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

BORBA, M. C. ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Capítulo de livro (Ebook):

BARBOSA, J. C. Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos. In: OLIVEIRA, A. M. P. de.; ORTIGÃO, M. I. R. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020. 

Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso:

COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática como pro(motor) da Educação Matemática na formação de professores. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8543. Acesso em: 20 jan. 2020.

RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo expressos por professores egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT. 2016. 162 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Amazonas, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2016. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/c3b8e3c09269ed7b2a534c6c8c160faa.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.  

Trabalhos de eventos:

ALVARADO PRADA, L. E. A. Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008. In: IX Seminário Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais do IX ANDEP SUL – Seminário Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3179/482. Acesso em: 20 jan. 2020. 

Artigos de revistas/periódicos: (OBS.: Para os artigos e outras referências que possuem DOI ativo, basta informar o link do DOI no final da referência, não sendo necessário colocar as informações relativas à “disponível em” “e acesso em”. O DOI ATIVO substitui estas informações.)

MARTINS, Endrigo Antunes et al. Crenças de autoeficácia e atitudes de alunos da Educação Básica: possíveis indicativos de desmotivações para a resolução de questões “matematizadas” de ciências naturais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 05-27, jul/dez, 2019. ISSN 2318-6674. http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p05-27.i8346.  

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; FERREIRA, A. C.; LOPES, C. A. E.; FREITAS, M. T. M.; MISKULIN, R. G. S. Formação de professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista. v. 36, 2002, p. 137-160. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1098. Acesso em: 20 jan. 2020.

SANTOS, L. C.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários para a formação inicial do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 19, n. 2, set. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/31505. Acesso em: 20 jan. 2020.

Leis, decretos, portarias, etc.:

BRASIL. Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 25 mai. 2019.  

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 1, de 18/02/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.  

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf.  Acesso em: 25 mai. 2019.  

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: 2002c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.  

OBS.: Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem obedecer à Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei 9.610/1998).

OBS.: O Comitê Científico Editorial da Revista Areté se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e a opinião do autor.

NORMAS:

Os artigos devem ser apresentados em conformidade com as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

  1. a)  Apresentação de Artigos em Publicações Periódicas, NBR 6022/03;
  2. b)  Resumos, NBR 6028/03 (Máximo de 200 palavras);
  3. c)  Referências, NBR 10520/23;
  4. d)  Citações, NBR 10520/23;
  5. e)  Numeração Progressiva das Seções de um Documento, NBR 6024/03.

Considerações Gerais

Os editores se reservam o direito de devolver aos autores os trabalhos que não cumpram as normas editoriais estabelecidas. O autor disporá de 10 dias para atender e comentar as reformulações sugeridas pelos árbitros e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. Estas modificações devem se restringir àquelas feitas pelos árbitros e/ou editores. Em situações que sem justificativa o autor demore mais de 10 dias para se manifestar, o artigo será recusado automaticamente.

A revisão final do artigo ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos e nem pelas opiniões emitidas.