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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O Comitê Editorial da Revista Amazônica de Ensino de Ciências- Areté (Manaus)| ISSN: 1984-7505, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas, torna pública a chamada continua de colaborações. A revista tem periodicidade semestral e recebe contribuições em português e espanhol. É considerada como Revista QUALIS A2 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Desde agosto de 2009, foi indexada no Catálogo Latindex (http://www.latindex.unam.mx/). A partir de julho de 2015, esta indexada no Índice Europeu de Referência para as Humanidades e Ciências Sociais (ERIH PLUS) (https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info?id=486353).

A Revista ARETÉ publica trabalhos que tenham como objeto de investigação a Educação em Ciências e o Ensino de Ciências, dentre as listadas a seguir: Cognição e Currículo em Processos em Educação e Ensino de Ciências, Aprendizagem; Educação e o Ensino de Ciências em espaços não-formais e divulgação científica;  Interdisciplinaridade; Formação de professores em Educação e em Ensino de Ciências; Tecnologias da informação e comunicação na Educação e no Ensino de Ciências; História, Filosofia e Sociologia da Educação e do Ensino de Ciências; Metodologias da Educação e do Ensino das Ciências; Didática da Educação e das Ciências; Ensino e aprendizagem de conceitos científicos; Educação Ambiental e Ensino de Ciências; Alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS e CTSA e Ensino de Ciências; Currículos e Ensino de Ciências; Processos e materiais educativos na Educação e no Ensino de Ciências; Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências; Ensino de Matemática, Ensino de Física, Ensino de Química, Ensino de Biologia.

A revista tem como objetivo publicar Artigos científicos inéditos sobre pesquisas de caráter acadêmico-científicos concluídos, Relatos de Experiência, Nota Científica e Resenhas, relacionadas à temática da Revista.

Artigos - Relacionados à temática da revista e apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa.

Relato de Experiência – Descrição de uma experiência cientifica ou pedagógica inovadora no âmbito da Educação e Ensino de Ciências.

Nota Científica – Descrição detalhada de experiência ou descoberta significativa em Educação em Ciência, ainda não mencionada na literatura especializada, ou que difere da já publicada pela característica inovadora. Sua publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo.

Resenha - Análises críticas de livros e filmes relacionados à Educação em Ciências e Ensino de Ciências. As resenhas devem apresentar Título, Referência da obra e dados dos autores da obra resenhada, Resumo e Posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para área de Ensino de Ciências.

TIPOS DE PUBLICAÇÕES:

Artigo científico: Titulo, nome completo de autor (es), resumo em língua pátria e em Inglês, palavras chave em língua pátria e inglês, introdução, desenvolvimento procedimentos metodológicos, resultados, discussão, considerações finais e referências. Opcionais: Glossário, apêndice, anexo e agradecimentos.

Relato de Experiência e Nota Cientifica: Titulo, nome completo de autor(es), resumo em língua pátria e em Inglês, palavras chave em língua pátria e inglês, introdução, desenvolvimento procedimentos metodológicos, resultados, discussão, considerações finais e referências. Opcionais: Glossário, apêndice, anexo e agradecimentos.

O Conselho Editorial é formado por pesquisadores internos e externos à instituição, de reconhecida atuação em suas áreas em países como Portugal e Espanha, entre outros.

Normas para contribuições autorais

 Só serão aceites para avaliação os trabalhos enviados já prontos para publicação direta, e seguindo nossas regras e orientações. 

Os trabalhos poderão ser enviados na seguinte forma: A submissão de artigos para publicação deve ser feita na Plataforma da Revista http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/index.

Assunto: Submissão de Trabalho ARETÉ. O artigo deve estar no formato “.doc” ou “.docx” (compatível com Winword 97/2000/XP/2003/Vista).

Na folha de rosto deverão constar o título, nome completo do(s) autores(es), afiliação institucional, resumo no idioma original e Inglês; a partir da segunda folha, não deverão aparecer dados que permitam identificar (o)s autor(es). Manuscritos que não seguirem estas orientações serão devolvidos.

  1. O trabalho deverá conter:
  2. Título: Em Português, fonte Arial, corpo 14, negrito, centralizado, caixa alta (não podendo ultrapassar 2 linhas); em Inglês, fonte Arial, corpo 14, negrito, centralizado, minúscula.
  3. Nome(s) do(s) autor(es): fonte Arial, corpo 12, normal, à direita. O número máximo de autores de um artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas.

(Obs.: Incluir na Nota de Rodapé, Arial, corpo 10, a identificação do autor: titulação, Instituição ao qual pertence, cidade, estado, pais, e-mail);

  1. Resumos em língua pátria e em Inglês: fonte Arial, corpo 11, normal, justificado. O Resumo deve apresentar: a Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. O resumo e as palavras chave juntos devem ter máximo 15 linhas. É fundamental, que os abstracts e Keywords sejam cuidadosamente redigidos e não confiados cegamente ao Google translator e similares. Serão solicitados aos autores dos artigos aprovados que enviem à Comissão Editorial comprovações da tradução dos Abstracts por tradutores.
  2. Palavras-chave: deve ser apresentadas em língua pátria e em inglês, no máximo de 3 palavras, formadas por expressões de no máximo 3 termos, separados por ponto, fonte Arial, corpo 11, normal, justificado;
  3. data de submissão e aprovação
  4. Identificação e disponibilidade (link da revista após publicação)
  5. Introdução
  6. Desenvolvimento
  7. Considerações Finais (parte final onde são apresentadas as conclusões e, opcionalmente, os comentários finais); j) Agradecimentos (Opcional);
  8. Referências de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) fonte Arial, corpo 12, justificado, espaçamento entre linhas: simples e após o parágrafo 6 pt;
  9. II) Elementos pós-textuais:
  10. Glossário, Apêndice, Anexo e Agradecimentos
  11. A ordem de apresentação dos elementos iniciais do artigo e a formatação correspondente devem ocupar apenas a primeira página.
  12. Tamanho da folha: A4.
  13. Margens, superior e esquerda: 3,0 cm; direita e inferior: 2,0 cm.
  14. Sem Tabulação.
  15. Espaço entre linhas simples e após o parágrafo 6 pt.
  16. Em todo o texto: espaço entre linhas simples e após o parágrafo 6 pt (no Winword, estas opções são apresentadas no menu “Formatar => Parágrafo”).

8.·Alinhamento do corpo do texto: justificado;

9.·Fonte: Arial 12 pt, para títulos e corpo de texto, Arial

10 para notas de rodapé e Arial 11 para citações longas recuadas;

11.·As notas de rodapé devem ser numeradas continuamente e em algarismos arábicos; 12.·Tabelas, gráficos, figuras ou imagens devem ser inseridas no lugar apropriado do texto. 

13.·Legendas de tabelas e figuras. Devem aparecer dentro do texto, não é necessário enviá-las separado. As explicações e abreviaturas não regulares irão em notas ao pé da tabela ou figura. A legenda das tabelas deve ser posta acima das mesmas e dos gráficos, imagens (formato **. jpg ou *.png, resolução mínima de 300 dpi), e/ou figuras, abaixo. As tabelas devem ir desenhadas com linhas horizontais e verticais singelas, ajustadas ao conteúdo. Cite cada figura e tabela no texto de acordo com uma ordem numérica, por exemplo, (Fig. 4) ou (Figs. 4 e 5) ou (Tabela 1.). Devem usar-se as tabelas e figuras estritamente necessárias para explicar o argumento do trabalho e respaldá-lo. Também devem usar-se figuras como alternativa às tabelas; não se devem duplicar os dados nos gráficos e tabelas, nem repetir no texto a informação das tabelas ou figuras.

  1. No final do artigo deve constar uma lista completa das referências citadas ao longo do texto. Esta lista deve estar em ordem alfabética e seguir as normas da ABNT.
  2. Todas as referências e citações devem obedecer às normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (Se recomenda ler os últimos números da revista), de acordo com os exemplos abaixo:

Para artigos: SOARES, C. J. F. O ensino de matemática financeira no ensino médio. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.9, n.19, p. 109–122, jul-dez, 2016. Artigos com mais de 2 autores: a separação entre autores deve ser feito por ponto e vírgula (;). MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.100, p. 1037-1057, 2007.

Para livros:  MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Livros com mais de 2 autores: a separação entre autores deve ser feito por ponto e vírgula (;). ARAÚJO, F.; MEDEIROS, C.; MOTTA, L. A criança e a escola. Porto Alegre: Duplex, 2001. 

Para publicações em Eventos:

FERNANDES, M. H. O Analfabetismo como Elemento Responsável pelo Subdesenvolvimento Brasileiro Atual. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCADORES E SOCIÓLOGOS. Anais. Rio de Janeiro: ENAFERJ, 1997. p. 232-235.

Para artigo publicado em periódico eletrônico (Internet) BENSUSAN, H. O pensamento sem estaca zero (A mentalidade externalista e as razões nossas de cada dia). Kriterion, Belo Horizonte, v.45, n.110, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 15 nov.2007.

Para Teses e Dissertações: OLIVEIRA, A. L. Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do Ensino Fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e Ensino da Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Para Capítulo de Livro: GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica. In: BANKS-LEITE, L. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76.

  1. Para os artigos originais não se aceitarão mais de 40 referências. Para revisões de literatura até 60 referências. Para a apresentação de casos e comunicações breves até 20 referências.
  2. Quando o texto apresentar citações em língua estrangeira, as mesmas deverão ser traduzidas e constar em nota de rodapé.
  3. As notas de rodapé deverão ter, no máximo, quatro linhas (em fonte Arial, corpo 10; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas: simples).
  4. As referências a obras (livros) devem vir sempre no corpo o trabalho, entre parênteses, como no exemplo a seguir: (GUIMARÃES, 1999, p. 202).
  5. O artigo completo digitado deve ter no mínimo (caracteres 08 laudas e máximo 15 laudas), incluindo os anexos/apêndices e/ou figuras.
  6. Relatos de Experiências e Nota Cientifica deverá ocupar no mínimo (caracteres 06 laudas e máximo 08 laudas), incluindo: texto, tabelas, gráficos e/ou ilustrações.
  7. A revisão gramatical deverá ser devidamente providenciada pelo autor.
  8. Os anexos, caso existam, devem vir depois das Referências.
  9. Os textos devem constituir material inédito, sendo as contribuições emitidas de responsabilidade de seus autores.
  10. Os manuscritos aprovados quanto à forma de apresentação serão encaminhados à Equipe Editorial, que considerará a adequação da contribuição à linha editorial da revista. Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc indicados pelos editores para avaliação de mérito, só sendo considerado aprovado se dois derem seu aval.
  11. O nome do autor será retirado do artigo, quando ele for submetido aos revisores.
  12. Os artigos encaminhados à revista serão apreciados por dois membros do Conselho editorial ou por outros revisores ad hoc designados pela Coordenação Editorial.
  13. No caso de pareceres favoráveis com restrições, a publicação do artigo fica condicionada ao atendimento das exigências indicadas pelos avaliadores, e a comissão editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos avaliadores.
  14. Os trabalhos que não estejam em conformidade com as normas da revista não serão aceitos para publicação.
  15. Casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial.
  16. Devido a sua gratuidade, a publicação na ARETÉ, não fornece compensação financeira de qualquer espécie aos autores.
  17. Os leitores também podem reproduzir e distribuir os artigos da ARETÉ desde que seja sem fins comerciais, não se façam alterações no conteúdo e se cite sua origem com informações completas: nome dos autores, nome da revista; volume, número e URL do documento citado.

Considerações Gerais

Os editores se reservam o direito de devolver aos autores os trabalhos que não cumpram as normas editoriais estabelecidas. O autor disporá de 10 dias para atender e comentar as reformulações sugeridas pelos árbitros e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. Estas modificações devem se restringir àquelas feitas pelos árbitros e/ou editores. Em situações que sem justificativa o autor demore mais de 10 dias para se manifestar, o artigo será recusado automaticamente.

A revisão final do artigo ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos e nem pelas opiniões emitidas.