O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para contribuições autorais

Só serão aceitos para avaliação os trabalhos enviados já prontos para publicação direta, e seguindo nossas regras e orientações:

1. Já possui um login/senha de acesso à Revista Areté?

2. O trabalho deverá conter:

a)    Título: Em Português, fonte Arial, corpo 14, negrito, centralizado, caixa alta (não podendo ultrapassar 2 linhas); em Inglês, fonte Arial, corpo 14, negrito, centralizado, minúscula.

b)    Nome(s) do(s) autor(es): fonte Arial, corpo 12, normal, à direita. O número máximo de autores de um artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas. Caso mais pessoas tenham participado da elaboração do artigo, recomenda-se justificar o grau de colaboração de cada participante. (Obs.: Incluir na Nota de Rodapé, Arial, corpo 10, a identificação do autor: titulação, Instituição ao qual pertence, cidade, estado, pais, e-mail);

c)     Resumos em língua pátria e em Inglês: fonte Arial, corpo 11, normal, justificado. O Resumo deve apresentar: a Introdução, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Considerações Finais. O resumo junto com as palavras chave devem ter máximo 15 linhas. É fundamental, que os abstracts e Keywords sejam cuidadosamente redigidos e não confiados cegamente ao Google translator e similares.

d)    Palavras-chave: deve ter entre 3 e 5 palavras, formadas por expressões de no máximo 3 termos, separados por ponto, fonte Arial, corpo 11, normal, justificado;

e)    Introdução;

f)      Referencial Teórico;

g)    Procedimentos Metodológicos (quando for o caso, Materiais e Método);

h)    Resultados e/ou Discussão;

i)       Considerações Finais (parte final onde são apresentadas as conclusões e, opcionalmente, os comentários finais);

j)      Agradecimentos (Opcional);

k)     Referências de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) fonte Arial, corpo 12, justificado, espaçamento entre linhas: simples e após o parágrafo 6 pt;

A ordem de apresentação dos elementos iniciais do artigo e a formatação correspondente devem ocupar apenas a primeira página.

3. Tamanho da folha: A4.

4. Margens, superior e esquerda: 3,0 cm; direita e inferior: 2,0 cm.

5. Sem Tabulação.

6. Espaço entre linhas simples e após o parágrafo 6 pt.

7. Em todo o texto: espaço entre linhas simples e após o parágrafo 6 pt (no Winword, estas opções são apresentadas no menu “Formatar => Parágrafo”).

8. ·Alinhamento do corpo do texto: justificado;

9. ·Fonte: Arial 12 pt, para títulos e corpo de texto, Arial 10 para notas de rodapé e Arial 11 para citações longas recuadas;

10. ·As notas de rodapé devem ser numeradas continuamente e em algarismos arábicos;

11. ·Tabelas, gráficos, figuras ou imagens devem ser inseridas no lugar apropriado do texto.

12. ·Lendas de tabelas e figuras. Devem aparecer dentro do texto, não é necessário enviá-las separado. As explicações e abreviaturas não regulares irão em notas ao pé da tabela ou figura. A legenda das tabelas deve ser posta acima das mesmas e dos gráficos, imagens (formato **. jpg ou *.png, resolução mínima de 300 dpi), e/ou figuras, abaixo. As tabelas devem ir desenhadas com linhas horizontais e verticais singelas, ajustadas ao conteúdo. Cite cada figura e tabela no texto de acordo com uma ordem numérica, por exemplo, (Fig. 4) ou (Figs. 4 e 5) ou (Tabela 1.). Devem usar-se as tabelas e figuras estritamente necessárias para explicar o argumento do trabalho e respaldá-lo. Também devem usar-se figuras como alternativa às tabelas; não se devem duplicar os dados nos gráficos e tabelas, nem repetir no texto a informação das tabelas ou figuras.

13. ·No final do artigo deve constar uma lista completa das referências citadas ao longo do texto. Esta lista deve estar em ordem alfabética e seguir as normas da ABNT.

14. Todas as referências e citações devem obedecer às normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (Se recomenda ler os últimos números da revista), de acordo com os exemplos abaixo:

Para artigos:

SOARES, C. J. F. O ensino de matemática financeira no ensino médio. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.9, n.19, p. 109–122, jul-dez, 2016.

Artigos com mais de 2 autores: a separação entre autores deve ser feito por ponto e vírgula (;).

MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.100, Pp. 1037-1057, 2007.

Para livros:

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Livros com mais de 2 autores: a separação entre autores deve ser feito por ponto e vírgula (;).

ARAÚJO, F.; MEDEIROS, C.; MOTTA, L. A criança e a escola. Porto Alegre: Duplex, 2001.

Para publicações em Eventos:

FERNANDES, M. H. O Analfabetismo como Elemento Responsável pelo Subdesenvolvimento Brasileiro Atual. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCADORES E SOCIÓLOGOS. Anais. Rio de Janeiro: ENAFERJ, 1997. p. 232-235.

Para artigo publicado em periódico eletrônico (Internet)

BENSUSAN, H. O pensamento sem estaca zero (A mentalidade externalista e as razões nossas de cada dia). Kriterion, Belo Horizonte, v.45, n.110, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 15 nov.2007.

Para Teses e Dissertações:

OLIVEIRA, A. L. Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do Ensino Fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e Ensino da Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Para Capítulo de Livro:

GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica. In: BANKS-LEITE, L. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76.

15. Para os artigos originais não se aceitarão mais de 40 referências. Para revisões de literatura até 60 referências. Para a apresentação de casos e comunicações breves até 20 referências.

16. Quando o texto apresentar citações em língua estrangeira, as mesmas deverão ser traduzidas e constar em nota de rodapé.

17. As notas de rodapé deverão ter, no máximo, quatro linhas (em fonte Arial, corpo 10; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas: simples).

18. As referências a obras (livros) devem vir sempre no corpo o trabalho, entre parênteses, como no exemplo a seguir: (GUIMARÃES, 1999, p. 202).

19. O artigo completo digitado deve ter no mínimo 08 laudas e máximo 15 laudas, incluindo os anexos/apêndices e/ou figuras.

20. Relatos de Experiências e Nota Cientifica Educativa deverá ocupar no mínimo 06 laudas e máximo 08 laudas, incluindo: texto, tabelas, gráficos e/ou ilustrações.

21. A revisão gramatical deverá ser devidamente providenciada pelo autor.

22. Os anexos, caso existam, devem vir depois das Referências.

23. Os textos devem constituir material inédito, sendo as contribuições emitidas de responsabilidade de seus autores.

24. Os manuscritos aprovados quanto à forma de apresentação serão encaminhados à Equipe Editorial, que considerará a adequação da contribuição à linha editorial da revista. Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc indicados pelos editores para avaliação de mérito, só sendo considerado aprovado se dois derem seu aval.

25. O nome do autor será retirado do artigo, quando ele for submetido aos revisores.

26. Os artigos encaminhados à revista serão apreciados por dois membros do Conselho editorial ou por outros revisores ad hoc designados pela Coordenação Editorial. Para facilitar a arbitragem, os autores deverão enviar una lista de dois (02) possíveis árbitros com seus respectivos correio eletrônico.

27. No caso de pareceres favoráveis com restrições, a publicação do artigo fica condicionada ao atendimento das exigências indicadas pelo(s) revisores(s), e a comissão editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas.

28. Os trabalhos que não estejam em conformidade com as normas da revista não serão aceitos para publicação.

29. Casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial.

30. Devido a sua gratuidade, a publicação na ARETÉ, não fornece compensação financeira de qualquer espécie aos autores.

31. Os leitores também podem reproduzir e distribuir os artigos da ARETÉ desde que seja sem fins comerciais, não se façam alterações no conteúdo e se cite sua origem com informações completas: nome dos autores, nome da revista; volume, número e URL do documento citado.

Considerações Gerais

Os editores se reservam o direito de devolver aos autores os trabalhos que não cumpram as normas editoriais estabelecidas. O autor disporá de 30 dias para atender e comentar as reformulações sugeridas pelos árbitros e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. Estas modificações devem se restringir àquelas feitas pelos árbitros e/ou editores. Em situações que sem justificativa o autor demore mais de 30 dias para se manifestar, o artigo será descartado automaticamente.

A revisão final do artigo ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos e nem pelas opiniões emitidas.