DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DIMENSÕES E TENDÊNCIAS, TENDÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

  • Mary Carvalho
  • Amarildo Gonzaga
  • Evelyn Noronha

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão das dimensões e tendências da Divulgação Científica (DC) evidenciada no contexto da produção científica contemporânea particularmente as tendências da DC no Ensino de Ciências e Matemática, objetivou- se conhecer as tendências mais frequentes apresentadas em trabalhos voltados para o Ensino de Ciências e Matemática. Para tanto realizou- se um mapeamento de diferentes produções acadêmicas resultantes de artigos, dissertações, comunicação oral e pesquisas do tipo estado de arte nessa área, destacando particularmente os focos temáticos trabalhados, a discussão em torno de referenciais teóricos sobre a Divulgação Cientifica. Trata- se de uma pesquisa com natureza Qualitativa do tipo Bibliográfica e documental, a técnica utilizada foi a análise documental. Os resultados apontam o interesse da comunidade acadêmica em conhecer quais rumos as tendências da Divulgação Científica estão tomando nos trabalhos pesquisados, muito embora estes apresentem pouca clareza das fronteiras que situam a Divulgação Científica com teorias da aprendizagem, teorias do conhecimento e teorias do discurso, entre outras. No entanto através delas, outras pesquisas podem se fortalecer sobretudo as dos Mestrados da Área de Ensino de Ciências e Matemática.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
CARVALHO, Mary; GONZAGA, Amarildo; NORONHA, Evelyn. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DIMENSÕES E TENDÊNCIAS, TENDÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 4, n. 7, p. 99-114, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/27>. Acesso em: 12 nov. 2019.
Seção
Artigos