O PROJETO CIRCUITO DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA (INPA): CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

  • Evelyn Noronha
  • Gilmara Santos
  • Márcia Carvalho

Resumo

Este trabalho teve como objetivo conhecer o projeto “Circuito da Ciência” para identificar os aspectos trabalhados em relação à alfabetização científica. Nesta pesquisa, apresentamos o uso de um espaço não formal como ferramenta para se construir uma aprendizagem científica e ecológica. Para alcançar os objetivos do estudo, foi realizada visita ao local da pesquisa, aplicação de questionário com questões abertas junto ao organizador e responsável pelo projeto, além de pesquisa bibliográfica sobre a importância da alfabetização científica em espaços não formais. Durante o levantamento bibliográfico, foi possível observar que alguns autores afirmam que grande parte dos educadores na realidade local ainda não desenvolvem atividades nestes espaços, deixando de oportunizar aos alunos uma vivência no campo da educação científica. O estudo pôde mostrar ainda a importância de espaços não formais para a construção de uma consciência científica e a interação entre pesquisadores e a comunidade em geral. A pesquisa aponta para a necessidade de implementação e viabilização de projetos dessa natureza para melhor interação entre os atores sociais envolvidos, a saber: alunos, educadores e sociedade em geral.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
NORONHA, Evelyn; SANTOS, Gilmara; CARVALHO, Márcia. O PROJETO CIRCUITO DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA (INPA): CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 179-194, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/81>. Acesso em: 09 dez. 2019.
Seção
Nota Científica Educativa