• Ago./Dez.
    v. 18 n. 32 (2022)
  • Jan./Jul.
    v. 17 n. 31 (2022)
  • Ago./Dez.
    v. 16 n. 30 (2021)
  • Jan./Jul.
    v. 15 n. 29 (2021)
  • Ago./Dez.
    v. 14 n. 28 (2020)
  • Jan./Jul.
    v. 13 n. 27 (2020)
  • Ago./Dez.
    v. 12 n. 26 (2019)
  • Jan./Jul.
    v. 12 n. 25 (2019)
  • Ago./Dez.
    v. 11 n. 24 (2018)
  • Jan./Jul.
    v. 11 n. 23 (2018)
  • Ago./Dez.
    v. 10 n. 22 (2017)
  • Número Especial
    v. 10 n. 21 (2017)

    APRESENTAÇÃO

    Romantizada pelos poetas. Pesquisada pelos cientistas. Ignorada pelos poderes. Vivenciada pela sua gente. A Amazônia, hoje, é fonte de interesse de todos! Sua pujança socioambiental, inequivocamente, convoca todos os“olhares” sobre a mesma. É nesse intuito que o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas - PPGEEC/UEA, conjuntamente, com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas - PPGCASA/UFAM traz à baila uma primeira experiência de reflexões e práticas de cunho  interdisciplinar sobre a Amazônia.

    Para tanto, como resultado desse encontro apresenta-se essa edição especial composta por 20 artigos científicos que evidenciam a imbricação entre os elementos sociais, políticos, culturais, econômicos e ambientais que compõem a Amazônia do século XXI. Nesse sentido, visando expor proficuamente o engendramento dos fatores constituintes do sistema ambiental amazônico e seus desdobramentos, os artigos foram divididos em dois eixos temáticos: questões ambientais e temáticas educacionais. O eixo 01, questões ambientais, é composto pelos 10 primeiros artigos que abordam temas transversais, como agroecologia, governança, áreas protegidas, gestão territorial, sustentabilidade, conservação, e dinâmica de paisagens. O eixo 02, composto, também, por 10 artigos, apresenta temáticas educacionais transversais referentes à educação ambiental, à alfabetização ecológica, e à cidadania.

    Assim, o conjunto de artigos que compõe os dois eixos temáticos desse número da Revista Areté, desvelam inúmeras possibilidades teóricas e metodológicas de construção e reconstrução da tríade ensino-pesquisa-extensão necessária à educação ambiental presente e futura. Espera-se que o leitor, após a leitura deste número da revista, empodere-se cada vez mais diante dos novos instrumentos esboçados nos artigos e nos eixos temáticos. Boa leitura!

    O Comitê Editorial

     

  • Número Especial
    v. 9 n. 20 (2016)

    REVISTA ARETÉ (Manaus)

     Vol.9 – № 20 – (2016)

     APRESENTAÇÃO

    Este número especial da revista Areté contempla artigos relacionados a trabalhos apresentados durante o VI SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM e XI SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA ocorrido entre os dias 03 e 07 de outubro de 2016, na cidade de Manaus na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas. A seleção dos trabalhos foi feita pelo Comitê Científico do evento e pelo Comitê Editorial da Revista Areté.

    O VI SECAM, edição 2016 com o temaPERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA teve como finalidade promover discussões relativas à Educação e Ensino de Ciências, e possibilitou a produção do conhecimento científico, de modo a incentivar as pesquisas no contexto Amazônico e seus impactos na vida da sociedade, na perspectiva de uma cidadania razoavelmente científica.

    Neste número, publicamos 23 artigos assinados por autores diversos que buscaram durante o simpósio comunicar múltiplos saberes a seus pares. A participação no SECAM tem sido significativa e constitui um marco no Programa de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, não só pela contribuição aos alunos e professores da escola pública, mas também pela vasta produção e visibilidade cientifica. Boa leitura.

    O Comitê Editorial

     

     

     

  • v. 9 n. 19 (2016)

    Vol.9 – № 19 – (2016)
    APRESENTAÇÃO

    Neste volume a Revista Areté traz significativos artigos sobre o ensino de ciências, principalmente no ensino de Matemática. A maioria das produções são de autores de outros estados, o que dá credibilidade ao trabalho realizado e amplia o nosso leque de atuação.

    O Comitê Editorial

  • v. 9 n. 18 (2016)

    REVISTA ARETÉ

    Vol.9 – № 18 – (2016)

    Neste volume a Revista Areté traz significativos artigos sobre o ensino de ciências, principalmente no ensino de Matemática e Química. A maioria das produções são de autores de outros estados, o que dá credibilidade ao trabalho realizado e amplia o nosso leque de atuação.

    A lista é, sem duvida, extensa, e a expectativa para os próximos números é manter a publicação dessa quantidade de artigos, mas não se trata só de quantidade, pois a qualidade está presente nos artigos que passamos agora para você, leitor, esperando que a leitura seja agradável e que a Areté seja em 2016 a sua revista de cabeceira. Por fim, agradecemos aos revisores e autores pela colaboração com nossa Revista. Boa Leitura!

    O Comitê Editorial

  • v. 8 n. 17 (2015)

    REVISTA ARETÉ

    Vol.8 – № 17 – (2015)
    APRESENTAÇÃO

    A Revista Areté, neste número, traz significativos artigos que extrapolam as fronteiras da nossa região, evidenciando não só que ampliamos o nosso leque de atuação, mas também que a ciência não se sustenta com limites geográficos.

    A lista é, sem duvida, extensa, mas não se trata só de quantidade, pois a qualidade está presente nos artigos que passamos agora para você, leitor, esperando que a leitura seja agradável e que a Areté seja em 2016 a sua revista de cabeceira. Boa Leitura!

    O Comitê Editorial

  • v. 8 n. 16 (2015)

    REVISTA ARETÉ

    Vol.8 – № 16 – (2015)

    Apresentação Neste volume a Revista Areté apostou na didática das ciências e trás vários artigos abordando as questões metodológicas e estratégias de ensino com vistas à melhoria do processo de Educação em Ciências.

    Um volume rico, em que se pode observar certa unidade na diversidade, pois todos os autores têm um objetivo subjacente, um fio condutor, norteador de suas ações: a melhoria da educação em ciências em nosso pais. Vale a pena conferir.

    Boa leitura!

    O Comitê Editorial

  • Número Especial
    v. 8 n. 15 (2015)

    REVISTA ARETÉ Vol.8 – № 15 – (2015) – Número especial
    Apresentação

    Este número especial da revista Areté contempla artigos relacionados a trabalhos apresentados durante o IV SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA/SECAM e IX SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA ocorrido entre os dias 07 e 10 de outubro de 2014, na cidade de Manaus na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas. A seleção dos trabalhos foi feita pelo Comitê Científico do evento e pelo Comitê Editorial da Revista Areté. O IV SECAM, edição 2014 teve como tema “Educação em ciências: ciência, sociedade e cidadania” que possibilitou a apresentação de um conjunto de experiências de diálogos sobre o ensino de ciências na Amazônia, com ênfase na relação Ciência, sociedade e cidadania. Neste número, publicamos 19 artigos científicos assinados por autores diversos que buscaram durante o simpósio comunicar múltiplos saberes a seus pares. A participação no SECAM tem sido significativa e constitui um marco significativo em nosso Programa de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, não só pela contribuição aos alunos e professores da escola pública, mas também pela vasta produção e visibilidade cientifica. Boa leitura.

    O Comitê Editorial

  • v. 7 n. 14 (2014)

    REVISTA ARETÉ (Manaus) Vol.7 – № 14 – (2014)


    Apresentação Neste número, publicamos 19 artigos científicos assinados por autores diversos que buscaram nossa revista para comunicar múltiplos saberes a seus pares. A procura tem sido significativa e muitos não foram contemplados, não por falta de aceitação de seus artigos, mas por falta de espaço editorial. Isso evidencia o quanto crescemos em termos de penetração da revista no seio da comunidade cientifica, o que nos orgulha muito, pois estamos quebrando o velho paradigma do isolamento cientifico e mostrando ao mundo que também produzimos, mesmo com um numero bem menor de mestres e doutores, principalmente se comparado a outras regiões do país que sempre foram mais contempladas com os fomentos dedicados à pesquisa. Temos mantido a periodicidade e com esse número fechamos 2014, um ano muito produtivo para o Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciência na Amazônia, com a difusão de trabalhos que são frutos do nosso Programa e de outros que reconhecem a Areté como um espaço sério e comprometido com a comunicação cientifica. O leitor irá se deparar com artigos relacionados ao contexto da descoberta e outros ao contexto da justificação, mas entendemos que eles estão imbricados e como tal conferem unidade na diversidade. Não podemos esquecer que a variedade de olhares, de matizes e de percepções da realidade faz com que a ciência não assine a verdade absoluta. A ciência vive das incertezas, dos questionamentos, das dúvidas e isso faz dela um dos mais fascinantes empreendimentos humanos.Boa leitura!

    O Comitê Editorial

  • v. 7 n. 13 (2014)

    REVISTA ARETÉ Vol.7 – № 13 – (2014)


    Apresentação A Revista ARETÊ v.7, n.13 chega até você, trazendo vários artigos de pesquisadores nacionais e locais que optaram em publicar conosco, evidenciando que nossa revista vem se legitimando não só como um veículo de credibilidade em Comunicação e Divulgação Científica na Amazônia, mas também como um espaço democrático capaz de aglutinar a produção cientifica de todos aqueles que se dedicam a Educação em Ciências.

    O Comitê Editorial

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