APRESENTAÇÃO

Romantizada pelos poetas. Pesquisada pelos cientistas. Ignorada pelos poderes. Vivenciada pela sua gente. A Amazônia, hoje, é fonte de interesse de todos! Sua pujança socioambiental, inequivocamente, convoca todos os“olhares” sobre a mesma. É nesse intuito que o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas - PPGEEC/UEA, conjuntamente, com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas - PPGCASA/UFAM traz à baila uma primeira experiência de reflexões e práticas de cunho  interdisciplinar sobre a Amazônia.

Para tanto, como resultado desse encontro apresenta-se essa edição especial composta por 20 artigos científicos que evidenciam a imbricação entre os elementos sociais, políticos, culturais, econômicos e ambientais que compõem a Amazônia do século XXI. Nesse sentido, visando expor proficuamente o engendramento dos fatores constituintes do sistema ambiental amazônico e seus desdobramentos, os artigos foram divididos em dois eixos temáticos: questões ambientais e temáticas educacionais. O eixo 01, questões ambientais, é composto pelos 10 primeiros artigos que abordam temas transversais, como agroecologia, governança, áreas protegidas, gestão territorial, sustentabilidade, conservação, e dinâmica de paisagens. O eixo 02, composto, também, por 10 artigos, apresenta temáticas educacionais transversais referentes à educação ambiental, à alfabetização ecológica, e à cidadania.

Assim, o conjunto de artigos que compõe os dois eixos temáticos desse número da Revista Areté, desvelam inúmeras possibilidades teóricas e metodológicas de construção e reconstrução da tríade ensino-pesquisa-extensão necessária à educação ambiental presente e futura. Espera-se que o leitor, após a leitura deste número da revista, empodere-se cada vez mais diante dos novos instrumentos esboçados nos artigos e nos eixos temáticos. Boa leitura!

O Comitê Editorial

 

Publicado: 2017-05-15

Artigos