A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM EM NARRATIVAS DE PROFESSORES: UM ESTUDO INVESTIGATIVO

  • Isabel Beltrão
  • Amarildo Gonzaga

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou experiências de professores que ministraram e/ou ministram a disciplina Matemática em Parintins/AM, no período de 1960-2010, visando construir registros sobre práticas pedagógicas na Educação Matemática. Para isso, utilizou-se a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como referências autores como Connelly e Clandinin (1995), Garnica (2005), Gattaz (1996), Meihy (2005) e Thompson (1998) que discutem os seguintes propósitos investigativos: preparação, elaboração e análise das narrativas. As narrarativas dos professores enfatizaram as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram e/ou sustentam seus trabalhos pedagógicos. Dentre os resultados destacam-se as mudanças ocorridas na Educação Matemática e a intrínseca relação entre os saberes docentes e as práticas pedagógicas dos professores de matemática nas últimas cinco décadas. Percebeu-se que nas primeiras décadas do estudo, havia uma carência de professores qualificados, de recursos didáticos e de acesso à informação; junto a isso somam-se as dificuldades inerentes à vida em uma ilha no Estado do Amazonas, porém nas últimas décadas do estudo já se percebe mudanças significativas com a implantação das universidades no município.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
BELTRÃO, Isabel; GONZAGA, Amarildo. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM EM NARRATIVAS DE PROFESSORES: UM ESTUDO INVESTIGATIVO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 84-100, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/49>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos