REVISTA ARETÉ

Vol.4 – №7 – (2011)

Apresentação

 Mais uma vez nos encontramos para celebrar outro momento oriundo do processo de construção do conhecimento de colaboradores da Revista Areté. Nessa edição, procuramos respeitar a diversidade de posicionamentos a respeito de temáticas centradas em questões emergentes relacionadas à Educação em Ciências que, no seu desdobramento, podemos chamá-la de Educação Científica.

Na seleção dos artigos, nossa intenção foi buscar alternativas legitimadoras da dimensão processual que caracteriza o sentido dado ao que chamamos de educação científica. Assim nos posicionamos porque a ciência, a partir de suas múltiplas perspectivas e possibilidades de ressignificação no processo de construção do conhecimento, merece ganhar sentido a partir da intencionalidade dada àquele no próprio exercício da cidadania, de acordo com as múltiplas circunstâncias possíveis de ser evidenciadas.

Precisamos, assim como fizeram os autores dos trabalhos científicos desta edição, continuar contribuindo para que, a partir do exercício da produção e sistematização do conhecimento, venham à tona reflexões que nos levem à disciplina, à autonomia, à solidariedade e a criação de alternativas e possibilidades de sermos e fazermos os outros felizes.

Tomando como base o exercício da leitura desses artigos, que aprendamos, a partir do proposto que, nas vias dos percursos investigativos, as interações necessárias e recorrentes não podem ficar restritas apenas à intencionalidade do pesquisador. E que aprendamos, acima de tudo, o seguinte: “na apreensão da compreensão é que a história surge, nos diferentes momentos, em que os ventos da vida, nos induzem a esquecer, o sentido do tempo”.

O Comitê editorial

Publicado: 2017-04-24

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