PERSPECTIVAS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: REFLETINDO SOBRE O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO, NUMA TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO INICIAL A PROFISSIONALIZAÇÃO

  • José Freitas
  • Marlos Albuquerque

Resumo

O presente texto apresenta situações vivenciadas pelo professor em início de carreira. Para tanto, faz um retrospecto sobre o surgimento da profissionalização docente no mundo ocidental, bem como resgata historicamente as primeiras escolas de formação de professores no Brasil. O texto é fundamentado a luz de grandes pensadores da antiguidade e alguns contemporâneos. Apresenta a temática iniciação a docência como experiencial e profissional. Discute os conflitos enfrentados neste período inicial de exercício no magistério, contudo apresenta ações pedagógicas que levaram os professores a superarem suas inquietações, transformando os anos iniciais de docência em um período de maturidade profissional.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
FREITAS, José; ALBUQUERQUE, Marlos. PERSPECTIVAS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: REFLETINDO SOBRE O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO, NUMA TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO INICIAL A PROFISSIONALIZAÇÃO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 4, n. 7, p. 127-140, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/29>. Acesso em: 17 out. 2019.
Seção
Artigos