O SIGNIFICADO DA QUESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

  • Maria Cascais
  • Evandro Ghedin
  • Augusto Terán

Resumo

O conhecimento humano surge a partir de nossa experiência e ação no mundo, estando esses dois aspectos intrinsecamente ligados, embora distintos. Neste artigo, destacamos o significado da questão do conhecimento para a alfabetização científica. A metodologia utilizada constituiu-se de pesquisa bibliográfica, tendo como referências autores como Boaventura de Sousa Santos (1989), Carrillo (1991), Maturana (2001), Ghedin (2003), Cachapuz (2005), Bastos e Candiotto (2008) e Morin (2008), que colocam em discussão a questão do conhecimento. Num primeiro momento, diferencia-se filosofia e ciência, realçando a contribuição desses dois campos na construção do conhecimento humano. No texto, dialogamos com os principais teóricos da filosofia da ciência, pontuando suas contribuições teóricas, assim como a formação do Círculo de Viena com uma visão pós-positivista e sua concepção científica do mundo.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
CASCAIS, Maria; GHEDIN, Evandro; TERÁN, Augusto. O SIGNIFICADO DA QUESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 4, n. 7, p. 01-11, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/19>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos