OS PROCESSOS COGNITIVOS MOBILIZADOS PELO ENSINO COM PESQUISA NA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

  • Ruth Cristina Soares
  • Ângela Figueiredo
  • Evandro Ghedin

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo dos processos cognitivos mobilizados pelo ensino com pesquisa na pedagogia universitária e resulta de uma pesquisa bibliográfica, que busca fundamentos teórico-epistemológicos nas teorias cognitivas da aprendizagem para a constituição de uma pedagogia universitária na perspectiva do ensino com pesquisa. Evidenciamos os pontos relevantes que estão sendo discutidos por pesquisadores da área com o objetivo de discutir os processos cognitivos que atuam na aprendizagem, como fundamentos que precisam ser considerados por todos aqueles que ensinam. Defendemos o ensino com pesquisa como uma didática que permite mobilizar e ampliar as capacidades cognitivas, permitindo ao estudante atuar na construção do próprio conhecimento de forma ativa, crítica e reflexiva.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
SOARES, Ruth Cristina; FIGUEIREDO, Ângela; GHEDIN, Evandro. OS PROCESSOS COGNITIVOS MOBILIZADOS PELO ENSINO COM PESQUISA NA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 4, n. 6, p. 9-13, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/10>. Acesso em: 06 dez. 2019.
Seção
Artigos