CONHECIMENTO, REFLEXÃO E COGNIÇÃO EM MATURANA E SUAS IMPLICAÇÕES A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Evandro Ghedin
  • Maria Rodrigues

Resumo

Esse estudo teve como objetivo descrever o processo de conhecimento, reflexão e cognição em Maturana, evidenciando suas implicações a formação de professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. As obras desse autor abragem inúmeros temas, que percorrem as diversas áreas do conhecimento, possibilitando uma infinidade de aplicações. A proposta desenvolvida consiste na tentativa de aprofundamento dos tópicos: noções sobre o conhecer, o conhecimento e a reflexão; a reflexão como eixo metodológico na formação de professores para o Ensino de Ciências. A metodologia utilizada na construção desse artigo foi leitura e fichamento das principais obras de Humberto Maturana. O resultado desse estudo apresenta um olhar sobre a inovação científica, permitindo a transposição da premissa básica do pensamento ocidental, que sempre opôs o biológico ao não-biológico ou social, ou cultural, pensando-os de forma integrada e integradora da compreensão das coisas.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
GHEDIN, Evandro; RODRIGUES, Maria. CONHECIMENTO, REFLEXÃO E COGNIÇÃO EM MATURANA E SUAS IMPLICAÇÕES A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 119-144, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/294>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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