A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A CTS: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERR

  • Enia Ferst
  • Evandro Ghedin
  • Cleusa Araujo

Resumo

Este artigo discute a formação inicial de professores a partir da análise do projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima-UERR, com a utilização da metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin, e depoimentos dos docentes para fundamentar os aspectos analisados. Na Análise de Conteúdo elencamos treze subcategorias e três categorias para compreender o processo de construção do projeto que dão indicativos da formação do pedagogo. Trazemos a história do Curso de Pedagogia para compreender o contexto da formação do pedagogo. Nos procedimentos metodológicos contemplamos a categoria Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) PPC da UERR. Os resultados indicam uma formação generalista, os docentes demonstram preocupação com o processo de formação inicial, o ensino de Ciências e a abordagem CTS são tratados de forma incipiente no Curso.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
FERST, Enia; GHEDIN, Evandro; ARAUJO, Cleusa. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A CTS: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERR. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 142-155, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/186>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos