DIDÁTICA E APRENDIZAGEM DA INTELIGÊNCIA E SEUS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Hebert Teixeira
  • Evandro Ghedin

Resumo

O presente artigo visa o aprofundamento do conceito de inteligência a fim de
contribuir para uma educação mais proveitosa, sendo este, um fruto do um trabalho de iniciação
científica da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas, o qual, trata-se
de pesquisa básica e tecnológica aplicada na área da formação de professores e no Ensino de
Ciências que toma as neuroCiências , as Ciências cognitivas e a filosofia da mente como
epistemologias estruturantes para elaboração dos fundamentos teórico-práticos da
Neurodidática.O artigo começa com um breve histórico das teorias evolucionistas da inteligência.
Em segundo plano estuda-se o Sistema Nervoso Central (o cérebro). Estudam-se os autores
Piaget e Vigotski. No decorrer do artigo conceitua-se a didática, a aprendizagem e a inteligência.
Conforme o andamento do texto observa-se os vários conceitos de inteligência no ponto de vista
fisiológico, filosófico e o cognitivo.

Publicado
2017-05-10
Como Citar
TEIXEIRA, Hebert; GHEDIN, Evandro. DIDÁTICA E APRENDIZAGEM DA INTELIGÊNCIA E SEUS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 37-42, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/320>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos