REVISTA ARETÉ

Apresentação - Vol.4 – №6 – (2011)

Um novo tempo, construído a partir de vivências e experiências de muitos que estão e de outros que se foram em percursos diferenciados que coadunam para um único ponto: a formação de pessoas que precisam construir uma sociedade mais humana a partir e para a Ciência. É assim que nos posicionamos neste momento, e que nos dedicamos a esta edição da Revista Areté, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/UEA).

A Revista Areté, cujo propósito maior incide em, acima de tudo, servir de canal de divulgação científica das produções de pesquisadores sobre questões educacionais, nesta edição, apresenta produtos, decorrentes de processos investigativos, para que os diferentes pares das comunidades científicas dialoguem com os seus interlocutores. Dentre eles estão dez autores que, ao terem seus trabalhos submetidos pelo Comitê Científico, contribuem para a legitimação da tradição da Ciência em ambientes acadêmicos e escolares.

Os cinco primeiros artigos desta edição são de caráter bibliográfico, que vão desde reflexões sobre pressupostos filosóficos que sustentam as bases do processo de construção do conhecimento nas ciências, a discussões específicas sobre posicionamentos de teóricos a respeito de determinados temas específicos da Educação em Ciências.

O sexto, sétimo, oitavo, novo e décimo artigos tratam de pesquisas sobre questões específicas relacionadas a disciplinas também específicas que legitimam a Área 46 (Ensino de Ciências e Matemática), e da Área de Educação.

Com esse propósito, esperamos que os leitores apreciem as obras e que aquelas possam contribuir significativamente para suas respectivas formações acadêmicas.  

 

Publicado: 2017-04-24

Artigos