ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE AMBIENTAL: DIALOGANDO COM ALUNOS E TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO DE UM SÍTIO VIRTUAL

  • Sergio Menezes
  • Ana Cecília Azevedo
  • Valber Frutuoso

Resumo

Trabalhar a ciência da saúde e sua relação com questões ambientais tornou-se vital na atualidade. Na educação profissional essa relação permite almejar o fazer e pensar a saúde na intersetorialidade, em superação ao modelo biomédico. Apresentamos neste artigo a arquitetura de um sítio virtual educativo desenvolvido a partir das bases teórico-práticas, da promoção da saúde e suas mediações com a proteção ambiental. Aproximando-se de discussões com estudantes do curso Técnico de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental – da Fiocruz e das vivências dos trabalhadores da Prefeitura de Angra dos Reis/RJ, participantes da pesquisa, propiciamos reflexões por meio de entrevistas e oficinas. Concluímos com discussões que detalham as impressões dos participantes, desde a idéia de criação do sítio, bem como sua validação. Reconhecemos as perspectivas de utilização do material, como possibilidade de cobrir parte das carências na formação, com vistas, às mudanças no processo de trabalho nos serviços de saúde e ambiente.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
MENEZES, Sergio; AZEVEDO, Ana Cecília; FRUTUOSO, Valber. ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE AMBIENTAL: DIALOGANDO COM ALUNOS E TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO DE UM SÍTIO VIRTUAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 4, n. 6, p. 47-56, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/14>. Acesso em: 16 dez. 2019.
Seção
Artigos