PROCESSOS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO BAIXO AMAZONAS
Resumo
Projetos de conservação de quelônios aquáticos do gênero Podocnemis existem em diferentes locais da Amazônia. Dentre eles está o Projeto “Pé-de-pincha” executado no Medio-Baixo Amazonas, como o apoio do Projeto Pró-Várzea, atingindo 7 municípios e 86 comunidades. Centra-se em avaliações anuais sobre a população e reprodução da espécie, que são feitas pelos coordenadores do projeto com apoio dos comunitários, professores e estudantes das escolas municipais, produzindo informações sobre a preservação e conservação do “Tracajá” Podocnemis unifilis, “Iaçá” P. sextuberculata e “Tartaruga-da-Amazônia" P. expansa. A pesquisa utilizará elementos qualitativo e quantitativo e a descrição das relações entre projeto-comunidade-escola-ensino de ciências, para efeito de construção de uma proposta baseada no projeto de conservação comunitária no ensino de ciência.