REVISTA ARETÉ

Vol.5 – №8 – (2012)

Apresentação

 Caminheiro, não existe caminho. O caminho se faz no próprio caminhar. Assim, parafrasendo Antônio Machado (poeta e filósofo espanhol), queremos trazer ao leitor como está se dando o processo de consolidação da divulgação científica dos produtos, oriundos dos processos investigativos legitimadores da educação científica no contexto amazônico.

É um caminho que se faz no próprio caminhar porque não existe uniformidade no que se apresenta, em termos de conteúdos, nos produtos científicos que fazem parte desta edição. Cada texto caracteriza uma trajetória investigativa singular, que evidencia aspectos da diversidade das histórias de cada um dos respectivos autores.

Do que podemos encontrar dos caminhos percorridos pelos caminheiros-pesquisadores? Muitos feitos capazes de nos levar à reflexão sobre o sentido que precisamos dar à educação cientifica em suas múltiplas possibilidades de legitimação, considerando a sua intencionalidade maior: utilizá-la na contribuição para a humanização da sociedade em que vivemos.

Que os percursos feitos por esses caminheiros que deixaram nesta edição suas pegadas possam contribuir para que surjam novos caminheiros dispostos a fazer novos percursos, redimensionando suas histórias e difundindo a ciência, conforme os anseios e necessidades não somente de quem a compreende e dela faz uso, mas também daqueles que dela precisam, sem saber o seu real sentido.

 O Comitê editorial

Publicado: 2017-04-24

Nota Científica Educativa