INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) EM EDUCAÇÃO A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Raquel Gomes

Resumo

Este artigo aborda resultados e discussões da segunda fase de uma pesquisa cujo objetivo era diagnosticar a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino e aprendizagem da Matemática escolar a partir da formação inicial de professores de Matemática. O Estágio Curricular Supervisionado foi tomado como espaço para que esta utilização ocorresse. Objetos educacionais do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e planos de aula do Portal do Professor, ambos os projetos do Ministério da Educação do Brasil (MEC), foram os meios utilizados para utilização de TICs na escola. Os resultados mostraram que apesar de adversidades existentes para se utilizar TICs na escola, os futuros professores de Matemática se sentiram mais à vontade na iniciação de uso de TICs na prática docente quando utilizaram planos de aula de Matemática previamente pesquisados e retirados do Portal do Professor. Em alguns casos, os planos de aula sofreram adaptações e reelaborações que certamente contribuíram para o desenvolvimento de saberes docentes dos estagiários sobre TICs.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
GOMES, Raquel. INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) EM EDUCAÇÃO A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 54-70, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/36>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##