EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: DO PROPOSTO NO CURRÍCULO AO VIVIDO NO MESTRADO ACADÊMICO
Resumo
Este artigo reflete a respeito do currículo em Educação em Ciências na Amazônia, a partir da narrativa de um grupo de professores em um curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. Fundamenta-se em estudos realizados por autores, como Goodson (2003), Cachapuz (2005), Delizoicov (2004 e 2011), Moraes, Hachmann e Mancuso (2005), Nardi (2007), Prado e Soligo (2007), Silva (2007), Lopes (2007), Demo (2010), Arroyo (2011) e Chassot (2011). O Percurso metodológico centrou-se na pesquisa narrativa, sustentado pelas técnicas de observação participante, entrevista narrativa, grupo focal e análise documental. Conclui que é possível ser protagonista como sujeito que investiga e que se permite ser investigado, para efeito de legitimação da identidade de professor pesquisador a partir da pesquisa narrativa. Além disso, a partir do analisado, decorrente do que foi obtido dos sujeitos investigados, também houve constatação de que a valorização da vivência e experiência de professores em formação continuada em Educação em Ciências pode auxiliar processos de (re)pensar o currículo na Amazônia.