INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA: UMA EXPERIÊNCIA NO OBSERVATÓRIO NACIONAL DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA

  • Fábio Marques
  • Yone Costa
  • Laila Arruda
  • Amarildo Gonzaga
  • Ierecê Barbosa
  • Rosa Azevedo

Resumo

Este artigo é parte do percurso investigativo e da orientação de trabalho de pesquisa no Projeto Observatório Nacional da Educação/Capes/UEA. Objetiva compreender como práticas interdisciplinares com a Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, por meio da adoção de estratégias de ensino podem contribuir no desenvolvimento da competência leitora e escritora de alunos do Ensino Fundamental. O referencial teórico foi ancorado em Fazenda (2008), Japiassu (2006), Silva e Rêgo (2006), Passos (2008), Skovsmose (2008), Anastasiou (2012), dentre outros. O percurso metodológico foi embasado numa abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica, observação participante e intervenção pedagógica. Vimos que um processo ensino-aprendizagem, centrado na interdisciplinaridade, pode ser uma possibilidade de rompimento da linearidade desse processo, dentro de uma concepção construída nas inter-relações e no diálogo, à medida que todos os envolvidos assumam o processo com todas as responsabilidades que ele implica inclusive os alunos como sujeitos construtores de seus conhecimentos, incidindo no desenvolvimento da competência leitora e escritora de alunos do Ensino Fundamental.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
MARQUES, Fábio et al. INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA: UMA EXPERIÊNCIA NO OBSERVATÓRIO NACIONAL DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 6, n. 10, p. 19-41, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/58>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##