A EPISTEMOLOGIA DE WILLARD VAN ORMAN QUINE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Edilson Silva
  • Mary Alencar
  • Jéssica Morais
  • Ierecê Barbosa

Resumo

Fomentado como um dos grandes filósofos do século XX Willard Van Orman Quine em suas obras precede o que hoje se consagrou como “filosofia da mente”. Seus estudos indicam uma trajetória que vai da matemática à filosofia da matemática, perpassando pela análise e teoria da linguagem. O autor vai além da “justificação” e acredita que há uma continuidade entre o conhecimento comum, a ciência e a própria filosofia. A análise da vida e obra deste célebre autor abre caminhos que denotam sua identidade investigativa e por vezes instigativa. Na busca de uma compreensão mais apurada do pensamento que brota de seu vasto estudo nos deparamos com autores como Bastos (2008), Chibeni (2005), Dutra (2002, 2005, 2009), Rodrigues (2008) e Stein (2003). O percurso metodológico caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica que investigou as concepções filosóficas, bem como contribuições deste filósofo e matemático para o Ensino de Ciências O estudo a respeito da teoria deste autor nos fez compreender que não existem verdades encerradas, finalizadas, e sim, construídas e com oportunidades perenes de serem revistas e reformuladas, contestadas, provadas e consequentemente postas a prova, atitude que com toda certeza caracteriza o fazer ciência em tempos de tanta evolução.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
SILVA, Edilson et al. A EPISTEMOLOGIA DE WILLARD VAN ORMAN QUINE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 44-54, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/46>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos