A COMPETÊNCIA ESCRITORA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/POE/CAPES

  • Maria do Socorro Viana
  • Ierecê Barbosa

Resumo

Trata-se de uma síntese do que foi produzido pelo grupo de Pesquisa do Projeto Observatório da Educação – POE/CAPES do qual fazemos parte, contribuído com nossa pesquisa nossa narrativa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico e empírico, observação participante, tendo a lingüística como instrumento de análise. Objetivou-se investigar os avanços obtidos na aprendizagem de alunos do oitavo ano de uma escola pública do município de Manaus, no que tange à competência escritora, a partir da aplicação de oficinas de produção textual, pelo grupo interdisciplinar de pesquisadores do Projeto Observatório da Educação – POE/CAPES. A Fundamentação Teórica subsidiou-se em Japiassú (1976), Zilberman e Silva (2004) Fazenda (2011); Campos (2011); Monteiro, Azevedo e Rezende (2011); Koch (2006); Marcuschi (2004); Orlandi (1996) entre outros. Os resultados apontam para uma sutil evolução dos alunos quanto à competência escritora quando expostos à correção orientada individual. O processo interdisciplinar teve sua evidência por meio dos jogos cooperativos, em que se pôde perceber o engajamento das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, por meio da interação dos alunos, bem como do grupo de pesquisadores ao organizarem os jogos cooperativos.

Publicado
2017-05-02
Como Citar
VIANA, Maria do Socorro; BARBOSA, Ierecê. A COMPETÊNCIA ESCRITORA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/POE/CAPES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 12, p. 31-45, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/89>. Acesso em: 06 dez. 2019.
Seção
Artigos