O ENSINO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO PROJETO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA

  • Denise Mota
  • Ierecê Barbosa

Resumo

Este artigo configura-se na apresentação de resultados parciais obtidos na pesquisa investigativa realizada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Manaus/AM no Projeto do Observatório da Educação/CAPES/UEA. A pesquisa teve por objetivo compreender como se dá a aprendizagem de conhecimentos matemáticos, tomando como referência a Resolução de Problemas como estratégia de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, desenvolvida em uma Sala Interdisciplinar de Aprendizagem. Para fundamentar nosso estudo nos ancoramos em Fazenda (2006), Japiassu (1976), Lück (2002), Tomaz e David (2008), dentre outros. No percurso metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa na modalidade da pesquisa-ação empregando a observação participante, intervenção pedagógica e a produção de documentos pelos alunos. Os resultados obtidos sinalizam que num processo de ensino aprendizagem centrado em práticas interdisciplinares o ambiente da sala de aula se modifica, os alunos sentem-se mais interessados em participar das atividades propostas, perguntam e argumentam mais, aprendem melhor os conhecimentos matemáticos, pois veem neles significado.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
MOTA, Denise; BARBOSA, Ierecê. O ENSINO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO PROJETO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 149-165, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/79>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##