A COMUNICAÇÃO INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL NA PRÁTICA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES AOS SABERES DOCENTES
Resumo
Este estudo versa sobre elementos constitutivos da comunicação intrapessoal e interpessoal nas práticas educativas de professores universitários e objetiva trazer à tona algumas falas docentes que contribuem para dificultar a aprendizagem dos alunos. O suporte teórico adveio de vários autores, dentre os quais Contreras (1997); Marcelo Garcia (1999); Tardif (2000); Bastos & Nardi (2008); Marcelo Garcia (1999); Pimenta & Ghedin (2008). Os procedimentos metodológicos foram centrados na pesquisa bibliográfica, na observação participante e em historias de vida. Os sujeitos da pesquisa foram 64 professores distribuídos em cinco cursos de graduação: Pedagogia, Biologia, Física, Matemática e Química pertencentes a duas Instituições de Ensino Superior – IES, sendo uma pública e outra privada. Os resultados sinalizam não só para a necessidade de um amplo debate sobre os saberes docentes, mas também de se inserir disciplinas que enfoquem as questões de comunicação nos cursos de formação de professores.