A COMUNICAÇÃO INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL NA PRÁTICA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES AOS SABERES DOCENTES

  • Ierecê Barbosa
  • Marco Peixoto
  • Dayse Maia

Resumo

Este estudo versa sobre elementos constitutivos da comunicação intrapessoal e interpessoal nas práticas educativas de professores universitários e objetiva trazer à tona algumas falas docentes que contribuem para dificultar a aprendizagem dos alunos. O suporte teórico adveio de vários autores, dentre os quais Contreras (1997); Marcelo Garcia (1999); Tardif (2000); Bastos & Nardi (2008); Marcelo Garcia (1999); Pimenta & Ghedin (2008). Os procedimentos metodológicos foram centrados na pesquisa bibliográfica, na observação participante e em historias de vida. Os sujeitos da pesquisa foram 64 professores distribuídos em cinco cursos de graduação: Pedagogia, Biologia, Física, Matemática e Química pertencentes a duas Instituições de Ensino Superior – IES, sendo uma pública e outra privada. Os resultados sinalizam não só para a necessidade de um amplo debate sobre os saberes docentes, mas também de se inserir disciplinas que enfoquem as questões de comunicação nos cursos de formação de professores.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
BARBOSA, Ierecê; PEIXOTO, Marco; MAIA, Dayse. A COMUNICAÇÃO INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL NA PRÁTICA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES AOS SABERES DOCENTES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 01-13, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/43>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##