REVISTA ARETÉ

Vol.6 – № 10 – (2013)

Apresentação

 O que o leitor poderá encontrar no respectivo volume da Revista Areté? Antes de responder a esta pergunta, vale ressaltar que é um volume que incita os leitores de questões emergentes centradas na Educação em Ciências a refletirem sobre o Currículo e a Coginição. Trata de um conjunto de textos resultantes da mobilização de pesquisadores preocupados com temáticas relativas a especificidades referentes à reestruturação curricular, ao ensino e à aprendizagem, imbricadas a situações específicas do contexto amazônico, prioritariamente.

Por que vale a pena debruçar-se na leitura desse volume da Revista Areté? Porque as temáticas são tratadas a partir de uma abordagem atual, deixando vir à tona resultados de vivências e experiências decorrentes de situações de ensino e aprendizagem que não servem de modelos, mas de referenciais norteadores para reflexões inerentes ao cotidiano do trabalho pedagógico do professor que está preocupado com os desafios enfrentados no ambiente escolar.

Que temáticas poderão ser exploradas pelo leitor nesse volume da Revista Areté? São temáticas variadas sobre questões investigativas relacionadas à Educação em Ciências, que vão desde as “Condições de ensino em Zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus-AM”; “A Interdisciplinaridade no desenvolvimento da competência leitora e escritora: uma experiência no Observatório Nacional da Educação/Capes/UEA”; “ A educação científica na educação infantil”; “A escola de arte do boi caprichoso cenário da cultura infantil no universo amazônico”; “As implicações da teoria de Carl Ransom Rogers para a educação em ciências”; “Processos cognitivos: considerações acerca das dificuldades de aprendizagem”; “O portfólio como estratégia de ensino-aprendizagem no ensino de ciências em um processo interdisciplinar com estudantes do 6º ano do ensino fundamental.” Além das temáticas investigativas mencionadas, vale ressaltar o incremento que foi dado aos seguintes relatos de experiência: “O estágio docência na formação do mestre em Ensino de Ciências na Amazônia: relato de experiência”; “Ensinando as leis de Newton por meio de recursos midiáticos e de recursos experimentais”; “Estudo de caso sobre a degradação do ecossistema no igarapé Pricumã, com alunos do ensino fundamental”.

Decorrente do exposto, resta ao leitor comprovar as observações aqui apresentadas, através de uma boa leitura.

 Comitê Editorial

Publicado: 2017-04-28