APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO MATEMÁTICO E INTERDISCIPLINARIDADE VERSUS HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS

  • Yone Costa
  • Marilda Lopes
  • Ierecê Barbosa

Resumo

Este artigo faz parte de estudos relativos ao processo de construção da disciplina Filosofia da Ciência na Educação em Ciências que busca investigar as bases teórico-epistemológicas que contribuem para o conhecimento matemático com articulação da interdisciplinaridade. Em decorrência dos estudos nesse campo, o artigo tem por objetivo refletir sobre as questões teórico-epistemológicas que concorrem para o entendimento da Matemática a partir de sua complexidade e sua repercussão para a mudança qualitativa no trabalho pedagógico dos professores. Nesse sentido, pensamos que os conhecimentos matemáticos, compreendidos a partir de uma perspectiva interdisciplinar deve ser concebida como processo, que poderá ser através da reflexão crítica sobre as práticas a luz de uma sólida fundamentação teórica. Inicialmente, buscaremos desvelar algumas considerações sobre a filosofia da ciência na perspectiva do conhecimento matemático. Buscaremos também, explicitar as discussões que apontam para a necessidade da interdisciplinaridade para que aconteça a aprendizagem matemática com articulação entre a teoria e a prática. O referente artigo foi ancorado na pesquisa bibliográfica e referendados pelos teóricos, Lück (2004), Santos (2010), Appolinário (2009), Maturana e Varela (2010), Cachapuz (2005), Azevedo (2008), Horgan (1998), Japiassu (1976, 2006) e Vasconcelos (2009).

Publicado
2017-04-24
Como Citar
COSTA, Yone; LOPES, Marilda; BARBOSA, Ierecê. APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO MATEMÁTICO E INTERDISCIPLINARIDADE VERSUS HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 46-53, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/35>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##