APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO MATEMÁTICO E INTERDISCIPLINARIDADE VERSUS HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS
Resumo
Este artigo faz parte de estudos relativos ao processo de construção da disciplina Filosofia da Ciência na Educação em Ciências que busca investigar as bases teórico-epistemológicas que contribuem para o conhecimento matemático com articulação da interdisciplinaridade. Em decorrência dos estudos nesse campo, o artigo tem por objetivo refletir sobre as questões teórico-epistemológicas que concorrem para o entendimento da Matemática a partir de sua complexidade e sua repercussão para a mudança qualitativa no trabalho pedagógico dos professores. Nesse sentido, pensamos que os conhecimentos matemáticos, compreendidos a partir de uma perspectiva interdisciplinar deve ser concebida como processo, que poderá ser através da reflexão crítica sobre as práticas a luz de uma sólida fundamentação teórica. Inicialmente, buscaremos desvelar algumas considerações sobre a filosofia da ciência na perspectiva do conhecimento matemático. Buscaremos também, explicitar as discussões que apontam para a necessidade da interdisciplinaridade para que aconteça a aprendizagem matemática com articulação entre a teoria e a prática. O referente artigo foi ancorado na pesquisa bibliográfica e referendados pelos teóricos, Lück (2004), Santos (2010), Appolinário (2009), Maturana e Varela (2010), Cachapuz (2005), Azevedo (2008), Horgan (1998), Japiassu (1976, 2006) e Vasconcelos (2009).