REVISTA ARETÉ Vol.7 – № 12 – (2014) – Número especial
Apresentação
Este número especial da revista Areté contempla artigos relacionados ao Projeto de Pesquisa intitulado “O Campo Interdisciplinar entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais na Educação Básica, especificamente no 9º ano, em uma escola Pública de Manaus”. Programa que recebeu incentivo da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), atrelado ao Observatório Nacional da Educação, denominado carinhosamente pela equipe de pesquisadores de POE.
O referido projeto foi coordenado pelo Professor Doutor Amarildo Meneses Gonzaga, assessorado pela Professora doutora Ierecê dos Santos Barbosa, e desenvolvido em um prazo de três anos consecutivos, apresentando vários desdobramentos, dentre os quais destacamos vários subprojetos que culminaram em TCCs, Dissertações de Mestrado, uma Tese de Doutorado e um número significativo de livros, capítulos de livros e artigos publicados não só em eventos da área, mas também em revistas cientificas.
Vale ressaltar que todos os artigos desta edição são inéditos e encerraram as atividades do POE, abrindo outros caminhos pelos questionamentos que suscitam, levando-nos a refletir sobre o desafio de se fazer ciência e produzir conhecimento na Amazônia.
São treze artigos que versam sobre diálogos interdisciplinares, jogos como estratégia interdisciplinar, jogos didáticos, competência escritora, mapas conceituais, competência leitora, sala interdisciplinar, uso de redes sociais como recurso didático, laboratório móvel, uso de Blog no ensino de ciências, perfil dos frequentadores que curtem a Fan Page do POE, o processo de comunicação cientifica e por fim a avaliação psicopedagógica das estratégias do POE.
A variedade de temáticas atesta a abrangência do projeto de pesquisa e legitima os desdobramentos que falamos anteriormente. Um projeto que marcou presença numa escola pública de Manaus, disse a que veio, e que nos assustou quando por ocasião da avaliação, pois trabalhando cotidianamente durante três anos, não nos demos conta da grandiosidade da produção dos pesquisadores do POE.
Apresentamos, a você leitor, um número especial de nossa revista, em reconhecimento a um projeto que foi um marco em nosso Programa de Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia, não só pela contribuição aos alunos e professores da escola pública, mas também pela vasta produção e visibilidade cientifica. Boa leitura.
O Comitê Editorial

Publicado: 2017-05-02

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