LABORATÓRIO MÓVEL: POSSIBILIDADE DE CONTEXTUALIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Lucas Pereira
  • Rosa Azevedo

Resumo

O Projeto Laboratório Móvel surgiu de nossa percepção pela necessidade de um espaço para contextualizar a prática do Ensino de Ciências na Escola Estadual Arthur Araújo, local de atuação do Projeto Observatório da Educação e palco das atividades de nosso Estágio Curricular Supervisionado. Com isso, objetivamos subsidiar as práticas pedagógicas no Ensino de Ciências através da experimentação, com enfoque para o 9º ano, através de uma estrutura móvel, que pudesse ser utilizada para a condução de experimentos, como alternativa à carência de espaço físico na Escola para a elaboração de práticas laboratoriais. Construímos o Laboratório Móvel com os alunos pensando em utilizar recursos acessíveis a eles, tais como tesouras, papéis, garrafas PET, cola, etc. O Laboratório Móvel consiste em uma estrutura feita com carrinho de supermercado, com uma grade embutida na parte frontal, recoberta com papel borracha e enfeites feitos pelos próprios alunos. Pensamos que, mesmo possuindo uma estrutura primeva, o significado dado ao Projeto consiste em possibilitar ao professor de Ciências o pensamento de que as práticas exploradas pelos livros didáticos ou mesmo práticas conhecidas possam ser feitas mesmo em escolas sem condições estruturais para tanto. Os resultados evidenciaram que o Laboratório Móvel pode satisfazer a necessidade da escola em promover aos alunos um laboratório para a execução de práticas de Ciências, promovendo a contextualização da prática pedagógica, além de poder incitar um espírito criador, tanto nos alunos quanto nos professores.

Publicado
2017-05-02
Como Citar
PEREIRA, Lucas; AZEVEDO, Rosa. LABORATÓRIO MÓVEL: POSSIBILIDADE DE CONTEXTUALIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 12, p. 109-116, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/94>. Acesso em: 17 out. 2019.
Seção
Artigos