IMPLICAÇÕES DA DIMENSÃO HISTÓRICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Maria de Fátima Bigi
  • Mara Rezende
  • Patrícia Trevisan
  • Rosa Azevedo

Resumo

Neste estudo procuramos evidenciar as implicações da História da Ciência no ensino de Ciências, oferecendo alguns encaminhamentos para a compreensão da importância da dimensão histórica nesse ensino. Sustentamos o estudo com uma pesquisa bibliográfica, cujos fundamentos principais foram buscados em Cachapuz (2005), Carneiro e Gastal (2005), Martins (1998), Pretto (1985) e Waizbort (2001). A partir das considerações desses autores, analisamos as abordagens históricas veiculadas em três livros didáticos da 4ª série, de escolas particulares de Manaus-AM, apontando suas implicações para o ensino de Ciências. A análise revelou que a história é apresentada de forma fragmentada e aproblemática, o que pode levar o aluno a uma visão distorcida da ciência e de como o conhecimento cientifico é construído.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
BIGI, Maria de Fátima et al. IMPLICAÇÕES DA DIMENSÃO HISTÓRICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 88-98, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/292>. Acesso em: 09 dez. 2019.
Seção
Artigos