O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM PROCESSO INTERDISCIPLINAR COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Adana Gonzaga
  • Amarildo Gonzaga
  • Rosa Azevedo
  • José Oliveira

Resumo

Esta pesquisa cujo objetivo foi compreender em que medida um processo centrado na interdisciplinaridade, tendo o uso do portfólio na condição de estratégia de ensino-aprendizagem, pôde contribuir no desenvolvimento da competência leitora/escritora de estudantes do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Manaus. Utilizou-se como sustentação teórica para Interdisciplinaridade Silva (2004), Schnetzeler (1992), para Competência leitora e escritora Raquel e Machado (2012) e para o Portfólio Anastasiou (2012) e Raizer (2007), dentre outros. A metodologia foi respaldada na pesquisa qualitativa, centrada na aplicação do portfólio, tanto na condição de estratégia de ensino aprendizagem, quanto de técnica de pesquisa. Constatou-se que, através da aplicação da respectiva estratégia no ambiente de sala de aula, os alunos, além de participarem ativamente, tiveram a oportunidade de exercitar o desenvolvimento da competência leitora com autonomia, realizando uma leitura e escrita competente.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
GONZAGA, Adana et al. O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM PROCESSO INTERDISCIPLINAR COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 6, n. 10, p. 87-97, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/63>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##