TEMAS GERADORES NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS / Generators themes in chemistry teaching in adult education

  • Mauro Costa
  • Rosa Azevedo
  • José Del Pino

Resumo

Este trabalho apresenta impressões, reflexões e considerações referentes à experiência vivenciada no Ensino Médio, com 97 estudantes de um Centro de Educação de Jovens e Adultos, localizado em Manaus – AM, no ano de 2014, durante o Estágio Curricular Supervisionado. Buscou-se investigar em que aspectos a utilização de temas geradores contribui com os processos de ensino e aprendizagem de química para estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia foi de base qualitativa, centrada na utilização de diário de campo e na aplicação de questionário. Os resultados foram divididos em quatro categorias: Problematização; Obtenção de temas geradores; Redução temática e desenvolvimento do programa em sala de aula; e Avaliação. Constatou-se que a utilização dos temas geradores possibilita melhorias nos processos de ensino e aprendizagem de química, uma vez que foram evidenciadas posturas críticas e participação ativa na construção do conhecimento por parte dos estudantes, além de favorecer uma organização curricular mais flexível, sendo possível envolver conhecimentos interdisciplinares e também aspectos específicos da química.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
COSTA, Mauro; AZEVEDO, Rosa; DEL PINO, José. TEMAS GERADORES NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS / Generators themes in chemistry teaching in adult education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 147-161, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/228>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos