COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E CONTRADIÇÕES NA INTERDISCIPLINARIDADE

  • Yone Costa
  • Ierecê Barbosa

Resumo

A pesquisa investigou a aprendizagem de Matemática em uma escola da rede pública da cidade de Manaus, em que é executado um Projeto Interdisciplinar do Observatório da Educação/CAPES/UEA, especialmente no 8⁰ Ano do Ensino Fundamental, verificando se a competência leitora e escritora, centradas em descritores dos conhecimentos matemáticos em um processo interdisciplinar com Língua Portuguesa conseguem fazer com que os aspectos dificultadores da aprendizagem da Matemática sejam superados. Discutiu a interdisciplinaridade, a fim de buscar aspectos contidos no saber do professor e do aluno, adquiridos no cotidiano escolar. Para aprofundar os estudos propostos, optou-se por Fazenda (2008), Japiassu (2006), Gusdorf (1985) e Vasconcelos (2009). Discutiu-se também o conhecimento matemático, impulsionado pela reflexão das características próprias do ensino da matemática e, para ajudar nessas reflexões, dialogou-se com Miorim (1998), Machado (2002) e Bürigo (1989). Avançando na investigação de conceitos, ampliou-se a compreensão de conhecimentos matemáticos através da competência leitora e escritora, norteados por Perrenoud (1996), Terezinha Rios (2006), Marise Ramos (2006), Lerner (2002) e Ferreiro (2009). Ao final da pesquisa, apresentou-se as considerações finais e possibilidades de novos questionamentos e novas reflexões.

Publicado
2017-05-02
Como Citar
COSTA, Yone; BARBOSA, Ierecê. COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E CONTRADIÇÕES NA INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 12, p. 55-72, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/91>. Acesso em: 05 dez. 2019.
Seção
Artigos