7273 KM DE DISTÂNCIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MUSEUS DE CIÊNCIAS NO BRASIL E EM PORTUGAL

  • Daniela Jacobucci

Resumo

Esse trabalho apresenta as práticas educativas desenvolvidas em um museu de ciências em Portugal, da Rede de Centros de Ciências - Ciência Viva, e traça paralelos com ações de onze espaços museais brasileiros. A coleta de dados da pesquisa se estruturou na observação das exposições in loco, na entrevista com membros das equipes técnicas e em documentos disponibilizados em páginas dos museus investigados na internet. Muitas atividades desenvolvidas nos museus portugueses são ofertadas também no Brasil, em outros formatos e direcionamentos, tais como: happy hours, loja de produtos específicos, palestras, oficinas, programas de formação de professores, atividades educativas para crianças e dias comemorativos. No entanto, há diferenças marcantes entre a estrutura da Rede Ciência Viva e os museus de ciências brasileiros, que vão desde a concepção da política de apoio à divulgação científica em Portugal até a formação específica da equipe técnica para a idealização e desenvolvimento das práticas educativas.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
JACOBUCCI, Daniela. 7273 KM DE DISTÂNCIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MUSEUS DE CIÊNCIAS NO BRASIL E EM PORTUGAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 32-45, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/34>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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