PONTE SOBRE O RIO NEGRO: UM NOVO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL EM MANAUS, AM, BRASIL

  • Hiléia Maciel
  • Maria Cascais
  • Augusto Terán

Resumo

Os espaços educativos não formais estão se constituindo cada vez mais em ambientes apropriados para o ensino em qualquer nível. Na cidade de Manaus, AM existem vários locais que podem ser usados pelas escolas para trabalhar os conteúdos de ensino. Entretanto, percebemos em nossa realidade que os professores ainda não atentaram para esses “novos espaços” e quando os usam, as visitas são realizadas geralmente em datas comemorativas, constituindo-se apenas em passeio e lazer. Nesta pesquisa analisamos a recente inaugurada ponte sobre o Rio Negro na perspectiva de trabalhar o ensino das áreas do currículo do Ensino Médio. O trabalho se constituiu em um mini-curso com 70 professores, realizado numa escola da rede pública estadual de Manaus, AM. A metodologia consistiu em aplicar um questionário diagnóstico aos professores, visita à Ponte e trabalho em grupo. Os espaços educativos não formais podem contribuir sobremaneira para o processo ensino aprendizagem, e abre a possibilidade de um trabalho interdisciplinar envolvendo as várias áreas do currículo do ensino médio.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
MACIEL, Hiléia; CASCAIS, Maria; TERÁN, Augusto. PONTE SOBRE O RIO NEGRO: UM NOVO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL EM MANAUS, AM, BRASIL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 108-116, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/40>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Nota Científica Educativa

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