RELATOS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Maria Silva
  • Monica Aikawa
  • Augusto Terán

Resumo

A Secretaria Municipal de Educação do Município de Manaus (SEMED) tomou, em 2012, a iniciativa de implantar na rede municipal o Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC) voltado para a educação infantil. Com a implantação do PESC, os professores tiveram momentos de formação continuada para que pudessem utilizar a metodologia e os recursos disponibilizados pelo referido Programa. Após o primeiro semestre de utilização desses recursos tecnológicos, experimentais e didáticos, a Divisão Regional de Educação II, realizou a socialização das experiências com os educadores desse segmento. O objetivo era socializar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. A socialização das experiências foi realizada através de apresentação de slides, exposições fotográficas, filmes de curta duração, etc. Os relatos demonstraram que: o conhecimento científico pode ser desenvolvido pela criança já nas suas primeiras experiências escolares; o ensino das ciências abre possibilidades de leitura e escrita como processos construtivos; a reflexão da prática pedagógica a partir de experiências relatadas conduz o professor a reestruturar sua prática docente. Estes resultados são refletidos sob o enfoque da linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências (MORTIMER, 2000), da psicogênese da língua escrita (FERREIRO & TEBEROSKY, 1999) e das histórias de vida e constituição do sujeito (KRAMER, 2010).

Publicado
2017-04-25
Como Citar
SILVA, Maria; AIKAWA, Monica; TERÁN, Augusto. RELATOS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 137-146, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/53>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Relato de Experiência