RELATOS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A Secretaria Municipal de Educação do Município de Manaus (SEMED) tomou, em 2012, a iniciativa de implantar na rede municipal o Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC) voltado para a educação infantil. Com a implantação do PESC, os professores tiveram momentos de formação continuada para que pudessem utilizar a metodologia e os recursos disponibilizados pelo referido Programa. Após o primeiro semestre de utilização desses recursos tecnológicos, experimentais e didáticos, a Divisão Regional de Educação II, realizou a socialização das experiências com os educadores desse segmento. O objetivo era socializar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. A socialização das experiências foi realizada através de apresentação de slides, exposições fotográficas, filmes de curta duração, etc. Os relatos demonstraram que: o conhecimento científico pode ser desenvolvido pela criança já nas suas primeiras experiências escolares; o ensino das ciências abre possibilidades de leitura e escrita como processos construtivos; a reflexão da prática pedagógica a partir de experiências relatadas conduz o professor a reestruturar sua prática docente. Estes resultados são refletidos sob o enfoque da linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências (MORTIMER, 2000), da psicogênese da língua escrita (FERREIRO & TEBEROSKY, 1999) e das histórias de vida e constituição do sujeito (KRAMER, 2010).