ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES AMAZÔNICAS: DIÁLOGOS QUE EDUCAM NA AMAZÔNIA

  • João Rocha
  • Augusto Terán
  • David Silva
  • Carmem Jacaúna

Resumo

Historicamente, a região amazônica foi marcada por processos de diálogos violentos nas ações que exploraram e usufruíram de seus recursos naturais. Atualmente, no entanto, existem iniciativas que demonstram que as populações locais também auxiliam no processo de cuidado e usufruto de seus recursos. Um indicativo disso é o programa “pé-de-pincha” que promove o manejo de quelônios amazônicos em parceria com comunidades, escolas e universidades no Baixo Amazonas. De caráter qualitativo e utilizando-se de recursos como observação participante e entrevistas, este estudo evidencia como esse diálogo auxilia processos de Alfabetização Científica nos comunitários que coordenam as ações do manejo em três comunidades amazônicas de Parintins-AM. Trazemos os conhecimentos desses sujeitos referentes às questões do manejo em que estão inseridos e que sentidos dão a esses conhecimentos para promoção de vida animal e humana em seus ambientes de vida. Seus relatos apontam para uma enorme sensibilidade sobre o processo do manejo, suas relações com a vida comunitária e, sobretudo com processos educativos a partir de espaços não escolares gerados pela ação de lidar com os recursos amazônicos. Indicamos com este estudo processos de educação não apenas vindos de dentro da escola, mas das comunidades e de seus processos de vivências cotidianas.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
ROCHA, João et al. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES AMAZÔNICAS: DIÁLOGOS QUE EDUCAM NA AMAZÔNIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 19-31, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/33>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

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