TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FACETAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE PARINTINS/AM

  • Ágdo Batista Filho
  • Edilson Gomes
  • Josefina Kalhil
  • Luís Carvalho
  • Juciane Cavalheiro

Resumo

Neste trabalho apresentamos alguns aspectos das concepções a respeito de transposição didática: sua origem, história, relação com uma escola do campo e os caminhos que o professor pode percorrer para elaborar a transposição didática no ensino de ciências. O primeiro passo consistiu em conhecermos o significado de transposição didática e como ela se fez presente na passagem do saber científico para o saber escolar. A observação foi realizada em conversas com os professores considerando-se o exercício deles na escola, uma vez que nesse espaço de interações eles são responsáveis de tornar acessível o conhecimento ao aluno. Apresentamos, igualmente, alguns fatores que podem influenciar esse ambiente como o isolamento da escola do campo do centro urbano, a falta de livros didáticos, formação do professor e a sua relação com o campo de atuação. Por fim, refletimos que a transposição didática nessa escola do campo é considerada um desafio a ser superado por uma parte dos professores.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
BATISTA FILHO, Ágdo et al. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FACETAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE PARINTINS/AM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 71-82, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/37>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos