O CONCEITO PESO DOS CORPOS: DICOTOMIA ENTRE SUA DEFINIÇÃO TEÓRICA E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
A formação de conceitos físicos é uma habilidade transcendental a desenvolver nos
estudantes durante o processo de Ensino Aprendizagem da disciplina Física do nível médio e
superior, dado em que contribui ao desenvolvimento do pensamento lógico do indivíduo e a
favorecer a solidez de conhecimentos científicos adquiridos na escola. No trabalho se
apresentam as valorações dos autores respeito a dificuldades didáticas relacionadas com o
conceito peso dos corpos que implicam falta de relação entre as concepções teóricas e práticas
que sustentam a formação do conceito peso dos corpos, de maneira que as mesmas servem
para um melhor entendimento por parte dos estudantes das questões relacionadas com este
conceito em sua aplicação para resolver problemas de mecânica e favorecer o entendimento de
outros conceitos físicos. Apresenta-se o conceito peso dos corpos do ponto de vista particular
como o resultado das forças de interação entre os corpos e do ponto de vista geral como a
interação de todos os corpos com a Terra, interação em que podem mediar outros corpos. Os
resultados do trabalho estão apoiados na revisão bibliográfica e a análise teórica das colocações
feitas em livros de textos e materiais especializados no tema de didática da Física.