O CONCEITO PESO DOS CORPOS: DICOTOMIA ENTRE SUA DEFINIÇÃO TEÓRICA E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Yuri Nicot
  • Josefina Kalhil

Resumo

A formação de conceitos físicos é uma habilidade transcendental a desenvolver nos
estudantes durante o processo de Ensino Aprendizagem da disciplina Física do nível médio e
superior, dado em que contribui ao desenvolvimento do pensamento lógico do indivíduo e a
favorecer a solidez de conhecimentos científicos adquiridos na escola. No trabalho se
apresentam as valorações dos autores respeito a dificuldades didáticas relacionadas com o
conceito peso dos corpos que implicam falta de relação entre as concepções teóricas e práticas
que sustentam a formação do conceito peso dos corpos, de maneira que as mesmas servem
para um melhor entendimento por parte dos estudantes das questões relacionadas com este
conceito em sua aplicação para resolver problemas de mecânica e favorecer o entendimento de
outros conceitos físicos. Apresenta-se o conceito peso dos corpos do ponto de vista particular
como o resultado das forças de interação entre os corpos e do ponto de vista geral como a
interação de todos os corpos com a Terra, interação em que podem mediar outros corpos. Os
resultados do trabalho estão apoiados na revisão bibliográfica e a análise teórica das colocações
feitas em livros de textos e materiais especializados no tema de didática da Física.

Publicado
2017-05-10
Como Citar
NICOT, Yuri; KALHIL, Josefina. O CONCEITO PESO DOS CORPOS: DICOTOMIA ENTRE SUA DEFINIÇÃO TEÓRICA E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 06-16, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/297>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##