A NATUREZA DA CIÊNCIA: DAS VISÕES DEFORMADAS À REJEIÇÃO / The Nature of Science: from the warped views to the rejection

  • Yuri Nicot
  • Jerson de Souza

Resumo

A pesquisa permitiu cumprimentar o seguinte objetivo geral: determinar a relação entre a “visão contemporânea” de professores e alunos de ensino médio sobre a natureza da Ciência e o fenômeno da rejeição (reações fisiológicas, cognitivas e comportamentais desagradáveis) que acontece no âmbito do processo de ensino-aprendizagem das Ciências e a Matemática; tendo como público alvo 44 alunos de diferentes cursos de graduação de instituições de ensino superior da Cidade de Manaus-AM. Os procedimentos metodológicos da pesquisa ficaram pautados numa abordagem qualitativa incluindo análise de conteúdo, questionários, etc. Os resultados demonstram que a rejeição a Matemática (e as Ciências) se desenvolve “traumaticamente” no seio de um ambiente de ensino e aprendizagem que destaca uma visão rígida e algorítmica da natureza da Ciência. Pelo anterior se conclui que os envolvidos no processo de ensino de Ciências e Matemática devem não só se preocupar com o entendimento dos fenômenos naturais, com o desenvolvimento do raciocínio lógico, entre outros; mas também, propiciar que o estudante adquira uma visão adequada, mais humanizada, sobre a natureza da Ciência e Matemática, favorecendo que os estudantes superem idéias formadas antecipadamente.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
NICOT, Yuri; DE SOUZA, Jerson. A NATUREZA DA CIÊNCIA: DAS VISÕES DEFORMADAS À REJEIÇÃO / The Nature of Science: from the warped views to the rejection. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 11-22, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/216>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos