MÉTODO DE ANÁLISE E VALIDAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CRITÉRIOS DOS ESPECIALISTAS / Method of analysis and validation of science education research: criteria of experts

  • Yuri Nicot
  • Nerio Cardoso
  • Jerson de Souza

Resumo

Se apresenta um método para a avaliação de resultados das pesquisas na área de Educação através do “Critério dos Especialistas”, concebido após a reestruturação sistêmica do Método Delphi. A metodologia empregada utilizou resultados de estudos de doutoramento como indicadores de relevância para área de Educação, realizados no Programa de Pós-Graduação Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Na avaliação destes resultados são considerados os seguintes elementos: problema, objetivo geral, metodologia e resultados obtidos na pesquisa. A composição amostral de 16 especialistas que compôs o grupo de avaliadores foi obtida no repositório de currículos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. Após o início do processo da coleta de dados foram necessárias outras interações entre os participantes, o que propiciou a reflexão individual e coletiva dos chamados “especialistas” na avaliação dos indicadores apresentados. Partindo dos instrumentos fornecidos inicialmente pelos autores para avaliar conhecimentos e competências dos participantes no tema em questão, foi possível selecionar a amostra experimental, o que permitiu através das avaliações individuais de cada indicador e das reflexões afirmar que o “método de especialistas” pode ser utilizado em pesquisas com abordagem qualitativa, quantitativas ou ambas em um mesmo estudo.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
NICOT, Yuri; CARDOSO, Nerio; DE SOUZA, Jerson. MÉTODO DE ANÁLISE E VALIDAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CRITÉRIOS DOS ESPECIALISTAS / Method of analysis and validation of science education research: criteria of experts. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 228-238, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/234>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos