PROCESSOS COGNITIVOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

  • Ana Claudia Dutra
  • Iliane Ghedin
  • Leila Ghedin
  • Yuri Nicot

Resumo

O conhecimento de aspectos teóricos sobre os processos cognitivos envolvendo a Didática das Ciências permite obter uma visão sistêmica das funções estruturais construídas pelo homem por meio de seus reflexos sensoriais, representações, pensamentos e lembranças, captados do mundo exterior e que são comunicados pela linguagem, bem como suas implicações diante das dificuldades de aprendizagem presentes no cotidiano escolar. As inquietações despertadas pelo coletivo de professores durante diferentes momentos das discussões e trabalho em equipe, no âmbito do Programa de Pós–graduação de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Amazônia conduziu a tentar contribuir, ainda que timidamente, para tal problemática. O objetivo deste artigo foi estudar os processos cognitivos a fim de traçar algumas contribuições que pudessem clarificar ainda mais a dificuldade de aprendizagem no cotidiano escolar. Neste sentido, como percurso metodológico optou-se por uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que abordam em suas obras os processos cognitivos e suas relações com as dificuldades de aprendizagem. Destaca-se a importância do domínio da linguagem e a comunicação por parte do discente como forma imprescindível para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e as operações mentais que podem demonstrar o bom funcionamento do cérebro do individuo que aprende, mesmo estando limitadas algumas das suas entradas para a recepção de estímulos e conhecimentos do cotidiano e do conteúdo das ciências.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
DUTRA, Ana Claudia et al. PROCESSOS COGNITIVOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 6, n. 10, p. 73-86, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/62>. Acesso em: 09 dez. 2019.
Seção
Artigos