PROCESSOS COGNITIVOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Resumo
O conhecimento de aspectos teóricos sobre os processos cognitivos envolvendo a Didática das Ciências permite obter uma visão sistêmica das funções estruturais construídas pelo homem por meio de seus reflexos sensoriais, representações, pensamentos e lembranças, captados do mundo exterior e que são comunicados pela linguagem, bem como suas implicações diante das dificuldades de aprendizagem presentes no cotidiano escolar. As inquietações despertadas pelo coletivo de professores durante diferentes momentos das discussões e trabalho em equipe, no âmbito do Programa de Pós–graduação de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Amazônia conduziu a tentar contribuir, ainda que timidamente, para tal problemática. O objetivo deste artigo foi estudar os processos cognitivos a fim de traçar algumas contribuições que pudessem clarificar ainda mais a dificuldade de aprendizagem no cotidiano escolar. Neste sentido, como percurso metodológico optou-se por uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que abordam em suas obras os processos cognitivos e suas relações com as dificuldades de aprendizagem. Destaca-se a importância do domínio da linguagem e a comunicação por parte do discente como forma imprescindível para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e as operações mentais que podem demonstrar o bom funcionamento do cérebro do individuo que aprende, mesmo estando limitadas algumas das suas entradas para a recepção de estímulos e conhecimentos do cotidiano e do conteúdo das ciências.