A FORMAÇÃO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Não podemos pensar num Ensino de Ciências apenas como preparatório para o
futuro ou como cumprimento do Currículo Escolar. Precisamos repensar o processo ensinoaprendizagem
das Ciências Naturais para crianças que estão desenvolvendo cognitivamente a
formação de conceitos espontâneos que posteriormente, poderão ser constituídos em conceitos
científicos. Nessa perspectiva, valoriza-se as concepções sociointeracionistas de Ausubel apud
Moreira (2006) para a construção de uma aprendizagem significativa e Vygotsky (1998) na
elaboração do desenvolvimento intelectual da criança numa perspectiva sócio-histórico cultural
(apud REGO, 1995) para a ampliação e formação de conceitos espontâneos e científicos. Este
Projeto visa propor uma metodologia para a formação de conceitos científicos no processo de
ensino-aprendizagem das séries iniciais do Ensino Fundamental, baseada no modelo de
estruturação curricular deste processo para o Ensino de Ciências naturais.