A FORMAÇÃO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Maria do Livramento da Silva
  • Yuri Nicot

Resumo

Não podemos pensar num Ensino de Ciências apenas como preparatório para o
futuro ou como cumprimento do Currículo Escolar. Precisamos repensar o processo ensinoaprendizagem
das Ciências Naturais para crianças que estão desenvolvendo cognitivamente a
formação de conceitos espontâneos que posteriormente, poderão ser constituídos em conceitos
científicos. Nessa perspectiva, valoriza-se as concepções sociointeracionistas de Ausubel apud
Moreira (2006) para a construção de uma aprendizagem significativa e Vygotsky (1998) na
elaboração do desenvolvimento intelectual da criança numa perspectiva sócio-histórico cultural
(apud REGO, 1995) para a ampliação e formação de conceitos espontâneos e científicos. Este
Projeto visa propor uma metodologia para a formação de conceitos científicos no processo de
ensino-aprendizagem das séries iniciais do Ensino Fundamental, baseada no modelo de
estruturação curricular deste processo para o Ensino de Ciências naturais.

Publicado
2017-05-11
Como Citar
DA SILVA, Maria do Livramento; NICOT, Yuri. A FORMAÇÃO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 114-121, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/330>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##