REVISTA ARETÉ 2008-2013: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO AMAZONAS

  • Ercila Monteiro
  • Josefina Kalhil

Resumo

Passado alguns anos das reivindicações indígenas sobre o direito a uma educação diferenciada e bilíngue, diversas escolas indígenas foram instituídas no país, principalmente, em áreas rurais do Estado do Amazonas e vem estabelecendo um processo de ensino-aprendizagem no campo da Educação em Ciências ainda desconhecido. Diante desse contexto, esse artigo teve o propósito de realizar um mapeamento quantitativo das publicações da Revista Amazônica de Ensino de Ciências entre os anos de 2008 a 2013, com objetivo de identificar as pesquisas que buscaram contribuir para o desenvolvimento do ensino de ciências nas escolas indígenas do Amazonas. Para tal, foram analisados 152 trabalhos através das palavras-chave: indígena, intercultural, educação diferenciada, Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas- RCNEI e etnia no corpo textual das publicações. Os resultados mostram um número pouco expressivo de trabalhos preocupados com as questões indígenas e o ensino de ciências, que representam 0,66% dos trabalhos publicados

Publicado
2017-05-04
Como Citar
MONTEIRO, Ercila; KALHIL, Josefina. REVISTA ARETÉ 2008-2013: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO AMAZONAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 196-203, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/160>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

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