REVISTA ARETÉ 2008-2013: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO AMAZONAS
Resumo
Passado alguns anos das reivindicações indígenas sobre o direito a uma educação diferenciada e bilíngue, diversas escolas indígenas foram instituídas no país, principalmente, em áreas rurais do Estado do Amazonas e vem estabelecendo um processo de ensino-aprendizagem no campo da Educação em Ciências ainda desconhecido. Diante desse contexto, esse artigo teve o propósito de realizar um mapeamento quantitativo das publicações da Revista Amazônica de Ensino de Ciências entre os anos de 2008 a 2013, com objetivo de identificar as pesquisas que buscaram contribuir para o desenvolvimento do ensino de ciências nas escolas indígenas do Amazonas. Para tal, foram analisados 152 trabalhos através das palavras-chave: indígena, intercultural, educação diferenciada, Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas- RCNEI e etnia no corpo textual das publicações. Os resultados mostram um número pouco expressivo de trabalhos preocupados com as questões indígenas e o ensino de ciências, que representam 0,66% dos trabalhos publicados