PROMOVENDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA PELO USO DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS
Resumo
A Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) é um recurso didático acessível aos professores das escolas públicas brasileiras que visa promover a contextualização de temas científicos, de forma a contrapor à mera memorização de definições em sala de aula. O objetivo desse trabalho foi compreender como os professores de ciências trabalham os textos de divulgação científica da revista CHC em sala de aula e como a revista CHC pode auxiliar o professor no ensino de ciências. Essa pesquisa foi realizada em 2012, na Escola Estadual João Vieira Coari/Amazonas e envolveu duas (02) professoras de ciências e trinta e dois (32) alunos do 7º ano dois (2) na faixa etária de dez (10) a doze (12) anos. Durante a pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação não participativa e aplicação de questionários. Os resultados mostram que os professores de ciências naturais utilizam a revista CHC como recurso didático em sala de aula de forma não sistemática para elaboração de resumos e não exploram os conteúdos científicos da revista para aprendizagem de ciências. Entretanto, ao incentivar o trabalho colaborativo e promover atividades mais participativas com o uso da revista, os alunos conseguem compreender melhor os conteúdos.