JOGO DIDÁTICO COMO SUGESTÃO METODÓLOGICA PARA O ENSINO DE BRIÓFITAS NO ENSINO MÉDIO

  • Nathércia Calado
  • Márcia Costa
  • Andrezza Cardoso
  • Lucilene Paes
  • Maria de Mello

Resumo

Este artigo tem a finalidade de propor um jogo didático aos professores de Biologia para o ensino de briófitas. As briófitas são criptógamas e plantas inferiores, cuja característica marcante é a ausência de estruturas complexas e de sistema condutor de seivas. Apesar de serem plantas inferiores, ainda há muita dificuldade no ensino e aprendizado deste conteúdo. Pensando nessa questão, e levando em conta a importância e vantagens dos jogos didáticos, esse trabalho sugere ao professor de Biologia um jogo de fácil preparação e baixo custo. A proposta baseia-se em um jogo de cartas chamado “Par Ideal”. Em algumas cartas terão imagens e dicas, e nas outras cartas, haverá os conceitos relacionados a essas dicas. O objetivo é de os alunos buscarem e encontrarem as cartas que se associam. Além da proposta do jogo, o artigo também tratará da possível forma de aplicação dentro da sala de aula. A aplicação do jogo poderá provar o conhecimento adquirido pelos alunos nas aulas teóricas. Além disso, fará com que tenham uma melhor fixação do assunto e poderá promover a participação ativa da parte dos mesmos. Para o professor, a atividade com o jogo o permitirá diagnosticar os erros de aprendizagem e as dificuldades dos alunos no decorrer da atividade. Enfim, o jogo tem o intuito de auxiliar tanto os professores de Biologia no processo de ensino com também os alunos no processo de aprendizagem.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
CALADO, Nathércia et al. JOGO DIDÁTICO COMO SUGESTÃO METODÓLOGICA PARA O ENSINO DE BRIÓFITAS NO ENSINO MÉDIO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 4, n. 6, p. 92-101, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/18>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos