A FERTILIDADE DO CONCEITO DE PROFESSOR PESQUISADOR A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA NO PROCESSO DE ESTÁGIO

  • Whasgthon de Almeida
  • Evandro Ghedin

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral: Investigar como o desenvolvimento de
uma metodologia para a formação do professor pesquisador do campo, a partir do processo de
estágio, contribui na promoção de sua autonomia profissional/intelectual e na legitimação de sua
identidade docente, e, específicos: Compreender a interface entre filosofia da ciência e a
epistemologia do professor pesquisador tendo em vista a relação ciência e pesquisa; Evidenciar
os nuances teóricos que caracterizam a epistemologia do professor pesquisador demonstrando
como eles podem sustentar a sua autonomia profissional/intelectual e sua identidade docente;
Descrever o processo de estágio do professor do campo evidenciando como a sua relação com a
pesquisa contribui para a sua educação científica. Por fim concluímos que formar o professor a
partir da pesquisa, tendo como ponto de partida o estágio, é de suma importância para iniciar a
legitimação de sua autonomia profissional/intelectual, bem como despertar nele a sua identidade
docente.

Publicado
2017-05-11
Como Citar
DE ALMEIDA, Whasgthon; GHEDIN, Evandro. A FERTILIDADE DO CONCEITO DE PROFESSOR PESQUISADOR A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA NO PROCESSO DE ESTÁGIO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 106-113, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/329>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

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