SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FOTOSSINTESE PARA ALUNOS SURDOS COM BASE NA TEORIA DE AUSUBEL / Didactic Sequence in photosynthesis teaching for deaf students based on the theory of David Ausubel

  • Angélica Fredo
  • Josimara Oliveira
  • Evandro Ghedin
  • Elane Santos

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual no município de Boa Vista- RR com duas alunas surdas do 9º ano do ensino fundamental II na disciplina de ciências, na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM, onde ocorre o Atendimento Educacional Especializado - AEE, para alunos com Necessidades Educacionais Especiais - NEE. O estudo parcial consistiu em desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática sobre o conteúdo de fotossíntese, com atividades de forma bilíngue, utilizando recursos pedagógicos como vídeos, desenhos e experimentos. A perspectiva teórica que norteia o estudo é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, tendo como metodologia a abordagem qualitativa e a pesquisa etnográfica em educação. A partir deste estudo, evidenciou-se que a utilização de uma abordagem metodológica diferenciada, com recursos visuais utilizada de forma bilíngue no ensino do aluno surdo, pode contribuir de forma satisfatória na aquisição de conceitos em ciências.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
FREDO, Angélica et al. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FOTOSSINTESE PARA ALUNOS SURDOS COM BASE NA TEORIA DE AUSUBEL / Didactic Sequence in photosynthesis teaching for deaf students based on the theory of David Ausubel. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 115-129, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/201>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##