SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FOTOSSINTESE PARA ALUNOS SURDOS COM BASE NA TEORIA DE AUSUBEL / Didactic Sequence in photosynthesis teaching for deaf students based on the theory of David Ausubel

  • Angélica Fredo
  • Josimara Oliveira
  • Evandro Ghedin
  • Elane Santos

Abstract

A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual no município de Boa Vista- RR com duas alunas surdas do 9º ano do ensino fundamental II na disciplina de ciências, na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM, onde ocorre o Atendimento Educacional Especializado - AEE, para alunos com Necessidades Educacionais Especiais - NEE. O estudo parcial consistiu em desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática sobre o conteúdo de fotossíntese, com atividades de forma bilíngue, utilizando recursos pedagógicos como vídeos, desenhos e experimentos. A perspectiva teórica que norteia o estudo é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, tendo como metodologia a abordagem qualitativa e a pesquisa etnográfica em educação. A partir deste estudo, evidenciou-se que a utilização de uma abordagem metodológica diferenciada, com recursos visuais utilizada de forma bilíngue no ensino do aluno surdo, pode contribuir de forma satisfatória na aquisição de conceitos em ciências.

Published
2017-05-08
How to Cite
FREDO, Angélica et al. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FOTOSSINTESE PARA ALUNOS SURDOS COM BASE NA TEORIA DE AUSUBEL / Didactic Sequence in photosynthesis teaching for deaf students based on the theory of David Ausubel. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 115-129, may 2017. ISSN 1984-7505. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/201>. Date accessed: 03 july 2024.
Section
Artigos

Most read articles by the same author(s)

Obs.: This plugin requires at least one statistics/report plugin to be enabled. If your statistics plugins provide more than one metric then please also select a main metric on the admin's site settings page and/or on the journal manager's settings pages.