ESTRATÉGIA DIDÁTICA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A MEDIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DOS SABERES ESCOLARES: O CASO DO MUSEU AMAZÔNICO DA UFAM

  • Carolina Gonçalves
  • Nelson Noronha

Resumo

Neste artigo apresentam-se reflexões sobre a pesquisa que está sendo realizada no Museu Amazônico, órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas, no âmbito do programa de pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências, pertencente a Universidade Estadual do Amazonas. Através da abordagem das pesquisas qualitativas, observa-se de que modo os museus, nomeadamente o Museu Amazônico, se constituem como espaço de divulgação científica e mediação didática para uma prática de problematização do conhecimento nas escolas. Por se encontrar ainda em estado inicial o estudo ainda não apresenta dados conclusivos. Contudo, ao longo do texto, contextualizam-se os museus dentro da sociedade atual; destaca-se a diversidade de suas concepções, sua importância para a construção do conhecimento e o desenvolvimento da cidadania; reflete-se sobre a relação dos museus com as escolas, seus professores e alunos, sua influencia no currículo; recorda-se as pedagogias de Celestin Freinet e Comênios; reforça-se a ideia de que o conhecimento ultrapassa os muros da escola e de que é possível se apropriar dos espaços não-formais de aprendizagem, no caso as instituições de memória, para adquirir e produzir novos saberes. Dessa maneira, procura-se refletir sobre as estratégias didático-pedagógicas promovidas pelo Museu Amazônico, entre as quais destacamos as contações de histórias, o cinema, as apresentações artísticas, a realização de cursos, mini-cursos, palestras e seminários - utilizadas para atrair e sensibilizar o público para os temas da ciência. Nessa medida, busca-se ultrapassar as visões reducionistas sobre museus que os colocam como meros guardadores e vitrines de coleções museológicas. Reafirma-se, assim, o seu papel de educar e a importância dessas instituições na tarefa de popularizar a ciência.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
GONÇALVES, Carolina; NORONHA, Nelson. ESTRATÉGIA DIDÁTICA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A MEDIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DOS SABERES ESCOLARES: O CASO DO MUSEU AMAZÔNICO DA UFAM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 4, n. 7, p. 141-147, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/30>. Acesso em: 09 dez. 2019.
Seção
Artigos